O Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede regressa no próximo fim-de-semana, levando três espectáculos a diferentes locais do concelho. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Cantanhede, visa dinamizar a actividade teatral e conta com a participação do grupo de teatro da Associação Cultural e Desportiva do Casal, do grupo cénico do Clube União Vilanovense e da companhia de teatro Bombarda.
No sábado (1), às 21h30, o grupo de teatro da Associação Cultural e Desportiva do Casal apresenta, na sua sede em Casal de Cadima, as peças Leandro, Rei de Helíria, de Alice Vieira, e Vamos Cortar na Casaca 2025, da autoria do próprio grupo. A primeira obra narra a história de um rei que, ao dividir o reino entre as filhas, acaba por deserdar injustamente a mais nova, vindo mais tarde a perceber que ela era a única merecedora da sua confiança.
Em simultâneo, no salão da Junta de Freguesia da Cordinhã, o grupo cénico do Clube União Vilanovense leva a cena A Flauta Mágica, uma adaptação de Alexandra Santos da ópera de Wolfgang Amadeus Mozart e Emanuel Schikaneder. Segundo a sinopse, a peça transporta o público para um universo de fantasia, onde a música e os acontecimentos extraordinários marcam a jornada dos personagens em busca do amor e da felicidade.
No domingo (2), às 16h00, é a vez da companhia de teatro Bombarda actuar na sede da Associação Musical do Grupo Musical das Franciscas, com a apresentação de Auto das Manas. A peça traz para o palco as Manas Gaiteiras, personagens irreverentes e bem-humoradas que, através da sua perspicácia e atrevimento, fazem uma crítica mordaz às virtudes e aos pecados das personagens que cruzam o seu caminho.
O ciclo de teatro prolonga-se até Abril, com um total de 38 sessões, envolvendo mais de 350 pessoas, entre actores e elementos da produção. Durante quatro meses, todos os fins-de-semana contarão com, pelo menos, uma peça de teatro em diferentes freguesias, algumas delas com representações simultâneas, garantindo uma oferta cultural diversificada e acessível a toda a população.