A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil foi, mais uma vez, distinguida pela qualidade do seu ensino, através da renovação do Selo de Conformidade EQAVET (European Quality Assurance in Vocational Education and Training). Esta certificação foi atribuída pela Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP, I.P.) por um período de três anos, conferindo à escola o Grau 3 – “Alinhamento com EQAVET consolidado”, o mais elevado possível.
O presidente da escola, Daniel Dinis Costa, destaca que “a renovação deste selo comprova a excelência do trabalho realizado na EPTOLIVA, validado por peritos externos altamente qualificados, exigentes e experientes. Esta certificação demonstra que o Sistema de Garantia da Qualidade implementado na escola cumpre com os mais elevados padrões do Quadro Europeu de Garantia para a Qualidade no Ensino”.
A certificação foi renovada após uma auditoria realizada em Abril de 2024, na qual foram analisados os três anos precedentes. O processo envolveu a participação da direcção, das estruturas de orientação educativa, da equipa de auto-avaliação, de alunos, docentes e não docentes, encarregados de educação, entidades empregadoras, instituições e empresas parceiras. Segundo o Relatório de Conformidade com o Sistema de Qualidade EQAVET, “a cultura de melhoria contínua e de inconformismo está enraizada na EPTOLIVA, evidenciando-se o esforço da Direcção e da equipa da Qualidade na aplicação de processos e estratégias de inovação na educação, alinhados com os princípios do EQAVET”.
Daniel Dinis Costa sublinha que este reconhecimento acresce responsabilidade a toda a comunidade educativa e reforça o compromisso com a qualidade. “A par da aprovação de dois Centros Tecnológicos Especializados nas áreas Digital e de Informática, este selo irá impulsionar o modelo de inovação e diferenciação da oferta formativa, bem como a capacitação dos alunos, garantindo-lhes competências alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho”.
O presidente da EPTOLIVA deixou ainda um especial agradecimento aos alunos, docentes e não docentes, bem como aos Municípios de Oliveira do Hospital e de Tábua e a todos os parceiros e colaboradores envolvidos no processo. Congratulou ainda a equipa do Observatório da Qualidade, liderada pela subdirectora Cristina Figueiredo, pelo contributo decisivo na obtenção desta certificação. Daniel Dinis Costa expressou o desejo de que esta conquista seja um motor para novos desafios e para a valorização do Ensino Profissional na região, no país e a nível internacional.