Coimbra  27 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Hospital Compaixão em Miranda do Corvo integra novo Centro de Atendimento Clínico

29 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Hospital Compaixão em Miranda do Corvo integra novo Centro de Atendimento Clínico

A partir de 1 de Fevereiro o Hospital Compaixão passará a integrar um novo Centro de Atendimento Clínico (CAC), um serviço do SNS destinado a utentes dos concelhos e freguesias limítrofes, incluindo Coimbra, Condeixa, Lousã, Góis, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares.

Este novo serviço visa atender pessoas com doenças agudas que não requerem urgência hospitalar, mas que necessitam de consulta médica. No âmbito do acordo estabelecido com a Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) e o SNS, os utentes serão encaminhados para o Hospital Compaixão após triagem feita através da linha SNS 24 (800 24 24 24). Em situações de emergência, os doentes devem continuar a contactar o 112.

Com este serviço, os utentes poderão evitar longas horas de espera nas urgências hospitalares dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e do Hospital Pediátrico, reduzindo também a exposição a infecções hospitalares.

O CAC do Hospital Compaixão contará com equipas compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de radiologia, garantindo a possibilidade de realizar exames como radiografias (RX), electrocardiogramas (ECG) e algumas análises laboratoriais sempre que necessário.

O horário de funcionamento será das 18h00 às 22h00 nos dias úteis e das 10h00 às 18h00 aos fins-de-semana e feriados. No entanto, o Hospital Compaixão espera um alargamento do horário em breve, considerando que outros CAC da região operam com tempos superiores, alguns mesmo 24 horas por dia. Exemplos disso são os CAC de Anadia, Ansião/Avelar, Cantanhede e Oliveira do Hospital, também geridos por Instituições de Solidariedade Social, sem fins lucrativos.

A direcção da instituição acredita que o apoio dos autarcas e da população poderá ser decisivo para que este serviço gratuito seja reforçado, garantindo condições idênticas às de outras localidades. Actualmente, alguns utentes de Miranda do Corvo e da Lousã têm sido encaminhados para consultas em Ansião/Avelar, quando poderiam ser assistidos no Hospital Compaixão.

O CAC do Hospital Compaixão abrange uma população equivalente ou mesmo superior a outros CAC já em funcionamento na região. A abertura deste novo serviço representa um reconhecimento, por parte das entidades de saúde, da importância do Hospital Compaixão para a comunidade.

A instituição espera ainda que, num futuro próximo, seja possível estabelecer um acordo de cooperação para a realização de cirurgias e consultas de especialidade, contribuindo para a redução das extensas listas de espera no SNS.

O contrato para a criação do CAC foi assinado no dia 24 de Janeiro, permitindo a imediata constituição das equipas médicas, de enfermagem e de apoio técnico, assegurando assim a abertura do serviço na data prevista.