Coimbra  20 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Santa Casa da Misericórdia de Tábua reconduziu dirigentes

28 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Santa Casa da Misericórdia de Tábua reconduziu dirigentes

A caminho dos 92 anos de vida, a Santa Casa da Misericórdia de Tábua empossou na tarde da passada segunda-feira, nas suas instalações, todos os seus corpos sociais distribuídos pela mesa da assembleia geral, mesa administrativa e conselho fiscal para o quadriénio 2025-2028, cujos mesários foram reconduzidos na sua maioria: Sandra Mêna (provedora), João Artur (assembleia geral) e Estela Pais (conselho fiscal).

Nesta cerimónia bastante concorrida, marcaram presença oito misericórdias do distrito, bem como outras autoridades e entidades, nomeadamente Júlio Norte representante da União das Misericórdias Portuguesas, António Sérgio Martins presidente do Secretariado Regional das Misericórdias de Coimbra e o presidente da Câmara Municipal de Tábua Ricardo Cruz.

Depois das palavras de agradecimento e saudação a todos pelo presidente da mesa da assembleia geral, que recordou a “discrição e os excelentes resultados” alcançados no mandato agora terminado, foram empossados os corpos gerentes. Seguiu-se a intervenção da Provedora Sandra Mêna, que deixou bem vincado que o “equilíbrio e a sustentabilidade são o foco na gestão destas instituições” perante as dificuldades que estas casas enfrentam todos os dias disse.

Falou de todas as valências e colaboradores da Instituição “como uma mais-valia para os tabuenses” e não só, que têm as portas abertas a todas as pessoas que nos procuram e que se deslocam dos concelhos vizinhos, deixando igualmente um profundo agradecimento a todas as entidades, especialmente a autarquia e junta de freguesia, pelo apoio prestado.

António Sérgio Martins, presidente do Secretariado Regional das Misericórdias de Coimbra, falou das Misericórdias como “um verdadeiro estado social”, lembrando que renovar mandatos “é um verdadeiro acto de coragem”.

Intervieram ainda Júlio Norte (UMP), o Padre Paiva e a encerrar o presidente da autarquia, Ricardo Cruz, que mostrou a sua satisfação e alegria pelo “trabalho realizado e o sucesso do mesmo” porque a finalidade e o mais importante “são as pessoas que servem”.

A Santa Casa da Misericórdia de Tábua foi fundada em 18 de Abril de 1933, de acordo com o Compromisso (estatutos) subscrito pelos Irmãos fundadores da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Tábua (SCMTábua).

Desde 1933 até ao dias de hoje, de forma contínua e renovada, que o compromisso é de satisfazer as carências sociais, pelo apoio aos idosos, crianças e suas famílias e a saúde, em especial do concelho de Tábua, em cooperação e parceria com as todas as entidades públicas (Ministérios da Segurança Sociais, Ministério da Saúde, entre outros Organismos Públicos) Município de Tábua, empresas e com a comunidade, em geral.

Actualmente, a SCMTábua desenvolve a sua actividade através de um conjunto de Equipamento e valências, das quais se destacam a Unidade de Cuidados Continuados Integrados, Serviços de Consulta de Medicina Física, Reabilitação e Fisioterapia (com piscina), ERPI ou Lar de São José, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), Creche e Jardim de Infância, Centro de Acolhimento de Menores (CAT), Serviços de Acção e Atendimento Social (apoio ao RSI); Programas de Emergência e Apoio Alimentar e Cantina Social.

Graças ao trabalho de todos/as, desde 1933 até presente, a acção da SCMTábua é reconhecida a nível local, regional e nacional e conta com o auxílio de aproximadamente 220 colaboradores por conta de outrem e prestadores de serviços.