Coimbra  18 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Paragem dos expressos junto à Casa do Sal vai ser requalificada

27 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Paragem dos expressos junto à Casa do Sal vai ser requalificada

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) consignou, hoje, dia 27 de Janeiro, a empreitada de requalificação do espaço para a instalação de um ponto de paragem dos operadores de serviços expresso, localizado debaixo do viaduto, junto à Casa do Sal. A obra foi adjudicada à empresa José Maria Meneses Relvão & Filhos, Lda., com um valor de 82.036,36 euros e um prazo de execução de 60 dias.

A cerimónia de consignação decorreu no Salão Nobre da CMC, com a presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, da vereadora da Mobilidade e Transportes, Ana Bastos, dos representantes da empresa adjudicatária e dos serviços municipais envolvidos. Esta intervenção visa melhorar as condições de acolhimento para passageiros e operadores de serviços expresso, enquanto se aguarda a conclusão do novo terminal rodoviário, que será integrado na futura estação intermodal de Coimbra.

O novo terminal será uma infra-estrutura central para o transporte terrestre na cidade, especialmente com a introdução da alta velocidade, mas até à sua conclusão, o espaço actual será requalificado, visando melhorar a segurança e o conforto dos milhares de passageiros que utilizam diariamente este ponto de paragem.

A intervenção incluirá melhorias na iluminação pública e a instalação de abrigos de passageiros de grandes dimensões, com 12 metros de comprimento, compostos por quatro módulos de três metros cada, com bancos e protecção de vidro, além de iluminação no teto. Estes abrigos serão colocados entre os pilares do viaduto. Serão também instaladas mais papeleiras para garantir a limpeza e conforto do espaço.

Uma das principais alterações será a criação de cais de embarque no lado direito da via, onde actualmente existem lugares de estacionamento, de modo a melhorar a segurança dos passageiros, que, actualmente, têm de entrar e sair dos autocarros no meio da rua. Com uma intervenção mínima, que inclui a alteração dos lancis e a repavimentação dos passeios, serão criadas oito paragens distintas, que serão sinalizadas de forma visível à distância. Para garantir a segurança, será colocado um guarda-corpos no passeio junto aos abrigos, evitando que os peões atravessem fora das passadeiras.

Durante a execução da obra, que não deverá afectar o funcionamento das operações, as empresas Blablacar, Flixbus e Scotturb continuarão a operar no local. O objectivo principal desta intervenção é garantir melhores condições para os passageiros e operadores.