Coimbra  15 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade Popular de Coimbra promove conferência sobre o Convento de Santa Clara-a-Velha

22 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Universidade Popular de Coimbra promove conferência sobre o Convento de Santa Clara-a-Velha

No próximo dia 25 de Janeiro, às 16h00, o Auditório do Convento de Santa Clara-a-Velha será palco da conferência “Memórias do Convento de Santa Clara-a-Velha”, promovida pela Universidade Popular de Coimbra. O evento terá como orador Jorge de Alarcão, que conduzirá os participantes numa viagem ao século XIV, explorando a história e as vivências deste monumento emblemático.

O evento decorre no ano em que se comemoram os 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel, mas o enfoque será o olhar científico e crítico de Jorge de Alarcão, historiador, professor catedrático aposentado da Universidade de Coimbra e referência incontornável da arqueologia portuguesa.

Com entrada livre, esta conferência integra as iniciativas da Universidade Popular de Coimbra, uma secção do Ateneu de Coimbra dedicada à promoção do conhecimento e da formação cultural, científica e técnica. Este projecto reforça o compromisso com a divulgação do saber e a valorização da reflexão crítica como pilares das sociedades contemporâneas.

Além da organização de eventos como esta conferência, a Universidade Popular de Coimbra dinamiza cursos, seminários e materiais de apoio nos formatos físico e digital, garantindo o acesso ao conhecimento ao longo da vida.