Coimbra  18 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cantanhede entre os “Top 20” da sustentabilidade ambiental em Portugal

17 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Cantanhede entre os “Top 20” da sustentabilidade ambiental em Portugal

O Município de Cantanhede foi novamente distinguido com as insígnias ECOXXI, pelo 14.º ano consecutivo. Na edição de 2024, Cantanhede posicionou-se no grupo dos “Top 20”, integrando a lista dos municípios com melhores indicadores de boas práticas ambientais, entre os 61 galardoados com a bandeira verde ECOXXI.

A distinção resulta de uma candidatura conjunta da Câmara Municipal e da INOVA-EM, na qual o júri da Associação Bandeira Azul da Europa realçou diversos indicadores de excelência. Entre eles, destacam-se a atribuição de bandeiras azuis a praias marítimas e fluviais, as iniciativas de sensibilização ambiental, a cobertura de abastecimento de água de qualidade à população, o ordenamento do território, a valorização do espaço urbano e zonas verdes, bem como a conservação da natureza e biodiversidade.

Para a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, este reconhecimento reflecte “o sólido e permanente trabalho efectuado pela autarquia no domínio ambiental”. Sublinhou que este esforço se materializa tanto nos “investimentos realizados em infra-estruturas e equipamentos para reforçar a sustentabilidade ambiental do concelho” como na “mobilização dos munícipes, especialmente da população escolar, para a adopção de comportamentos que promovam a preservação do ambiente e a protecção da natureza”.

O vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, responsável pelo pelouro do Ambiente e coordenador da candidatura, reforçou que “este galardão não é um ponto de chegada, mas um estímulo para continuar a avaliar e implementar práticas ambientais ainda mais sustentáveis”. Acrescentou que “é um trabalho permanentemente inacabado”, reflectindo a contínua busca por inovação e melhoria.

O Programa ECOXXI, inspirado nos objectivos da Agenda 21, valoriza dimensões como a cidadania e a participação pública, o acesso à informação e a promoção do emprego sustentável. A avaliação dos municípios é conduzida por uma equipa composta por mais de 40 entidades oficiais, organizadas em júris especializados que analisam e pontuam os dados de acordo com critérios rigorosos.