A Câmara Municipal de Coimbra apresentou, esta semana, o Plano Municipal para o Envelhecimento Activo, Saudável e Participativo 2025 – 2030. A sessão decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, e da vereadora da Acção Social, Ana Cortez Vaz.
O plano, desenvolvido pelo Gabinete de Gerontologia e Envelhecimento Activo, tem como principal objectivo implementar estratégias para combater o isolamento social e a solidão, promover a protecção social e fomentar um envelhecimento saudável. Pretende também capacitar as pessoas idosas do concelho de Coimbra para que possam adoptar vidas mais activas e participativas.
Segundo o Censos 2021, o concelho de Coimbra conta com 140.816 habitantes, dos quais 35.534 (25,2%) são pessoas idosas e 7.884 (22,2%) vivem sozinhas. Estes números reflectem um índice de envelhecimento de 215 pessoas idosas por cada 100 jovens, sublinhando a urgência de políticas que respondam a esta realidade.
O plano baseia-se numa política concertada que promove a criação de ambientes favoráveis à saúde e ao bem-estar ao longo da vida, alinhando-se com o conceito de “envelhecer no lugar”. Este princípio defende que as pessoas idosas devem ter a oportunidade de viver e envelhecer nas suas casas e comunidades, com segurança, conforto e independência pelo maior tempo possível.
O documento aspira posicionar Coimbra como uma referência nacional e internacional no envelhecimento activo e saudável, alinhando-se com iniciativas como “A Década do Envelhecimento Saudável” das Nações Unidas, o Plano Nacional de Saúde 2030 e o Plano de Acção do Envelhecimento Activo e Saudável 2023 – 2026.
O plano será estruturado em sete eixos estratégicos: saúde e bem-estar; autonomia e vida independente; educação e formação ao longo da vida; vida laboral saudável ao longo da vida; rendimentos e economia do envelhecimento; participação na sociedade e envolvimento da comunidade
Até ao dia 31 de Janeiro, estará aberto o período de integração de propostas de actividades, projectos e serviços previstos para o período de vigência do plano. As propostas devem ser enviadas para o endereço de email ggea@cm-coimbra.pt ou através do contacto telefónico 239 854 294.