Apesar de se dizer “ainda em reflexão” e em vésperas de anunciar a sua decisão final, é praticamente certo que Ana Abrunhosa será a candidata do Partido Socialista à Câmara Municipal de Coimbra nas próximas eleições autárquicas, cuja data de realização deverá ocorrer entre 21 de Setembro e 10 de Outubro próximo, a 28 de Setembro com grande probabilidade.
Tanto a decisão de Ana Abrunhosa está praticamente por si tomada quanto ela própria convidou publicamente a Professora Helena Freitas para ser sua mandatária, função imediatamente aceite pela própria, se for entendido que a sua prestação poderá ser útil para a candidatura.
O pré-anúncio da sua candidatura aconteceu na quinta-feira à noite no decorrer de um debate em Coimbra, na Casa Municipal da Cultura, perante uma vasta assistência que aguardava com expectativa que tal pudesse acontecer, já que Ana Abrunhosa nunca afastara tal eventualidade e nos últimos meses esteve presente em várias iniciativas que por Coimbra foram acontecendo.
O debate de quinta-feira passada foi organizado pelo grupo “Coimbra Progressista” e contou com a participação das forças políticas o Livre, o PAN, Cidadãos por Coimbra e naturalmente o PS como força liderante.
Tudo indica que a candidatura de Ana Abrunhosa englobe estas mesmas forças e alguns independentes que ela própria fará questão de ter consigo, não apenas como apoiantes mas mesmo em coligação. Se assim for, irão defrontar-se duas coligações com idêntico potencial de vitória, a actual maioria assente numa forte participação do “Juntos Somos Coimbra” e PSD, para além de outras forças satélites. À esquerda uma eventual coligação liderada pelo PS, mas esta de contornos ainda a definir.
.