Coimbra  20 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Oliveira do Hospital distinguido com Bandeira Verde ECOXXI

16 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Município de Oliveira do Hospital distinguido com Bandeira Verde ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente reconhecido com o galardão ECOXXI, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAAE), pelas suas boas práticas de desenvolvimento sustentável. Esta distinção resulta de acções concretas e da implementação de políticas públicas ambientais a nível municipal, consolidando o seu compromisso com a sustentabilidade.

A atribuição da Bandeira Verde ECOXXI coloca Oliveira do Hospital na terceira posição entre os municípios da região de Coimbra. De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Oliveira, responsável pelo pelouro do Ambiente e Sustentabilidade, o município alcançou um índice total de 76% na candidatura, cumprindo os exigentes critérios de avaliação deste programa.

Nuno Oliveira destacou que Oliveira do Hospital obteve reconhecimento nacional nos indicadores de “Cidadania, Governança e Participação”, “Emprego” e “Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e Promoção do Desenvolvimento Sustentável”. Este feito permite ao município manter hasteada a Bandeira Verde ECOXXI há mais de uma década, evidenciando o seu empenho na promoção de práticas sustentáveis baseadas em dois pilares essenciais: “Educação no Sentido da Sustentabilidade” e “Qualidade Ambiental”.

O Programa ECOXXI, composto por 21 indicadores, avalia os municípios em áreas fundamentais como Educação Ambiental, Conservação da Natureza, Florestas, Energia, Mobilidade, Turismo e Ordenamento do Território. Nuno Oliveira sublinha que a distinção é fruto de um esforço colectivo que envolve tanto a Câmara Municipal como a sociedade civil. “É um compromisso que incentiva todos e nos obriga a fazer mais e melhor pela defesa do meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O vice-presidente reforçou ainda que este trabalho é “de todos e para todos”, englobando cidadãos, empresas e instituições, num esforço conjunto para melhorar o bem-estar social e a qualidade de vida da população. “Ao correspondermos de forma positiva e activa no presente, estamos a contribuir para salvaguardar o futuro das nossas crianças e jovens”, concluiu.