Na próxima segunda-feira, dia 20, o Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Universidade de Coimbra (UC) comemora o seu 30.º aniversário com uma cerimónia no Anfiteatro B1, a partir das 14h00.
A programação destaca a conferência “Humans and AI: The Journey”, proferida por Manuela Veloso, Professora Universitária Emérita Herbert A. Simon na Carnegie Mellon University e responsável pelo JPMorganChase AI Research. A especialista abordará a evolução da interacção entre humanos e Inteligência Artificial (IA), a partir da experiência deste campo de estudo na robótica e na área financeira. Manuela Veloso irá, ainda, explorar o papel da IA como colaboradora na resolução de problemas, desafios e oportunidades, bem como discutir o futuro desta parceria.
Estão programadas duas mesas redondas intituladas “Ensinar e Investigar na Era da Inteligência Artificial”, que conta com a participação de Mário Figueiredo, do Instituto Superior Técnico, Henrique Madeira, do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, e Lino Gonçalves, da Faculdade de Medicina da UC e Unidade Local de Saúde (ULS) Coimbra, e “Para que servem as Universidades?”, com Francisco C. Pereira, da DTU – Technical University of Denmark, Luís Silva, da Wit Software, e Paulo Marques, da Feedzai, ambas moderadas pelo jornalista do Público, Tiago Ramalho.
Na abertura marcam presença o presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática da Associação Académica de Coimbra, João Pino, o Director do DEI, Jorge Henriques, o Director da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UC, Edmundo Monteiro, e o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. O encerramento da cerimónia está a cargo do Director do CISUC, Henrique Madeira.
Homenagem a Teresa Mendes
As celebrações incluem um jantar de homenagem a Teresa Mendes, Professora catedrática jubilada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no Departamento de Engenharia Informática, onde realizou investigação nas áreas das Tecnologias da Informação e Simulação na Educação. Investigadora do Centro de Electrotecnia da Universidade de Coimbra e do Centro de Informática e Sistemas da mesma Universidade (CISUC), colaborou em várias dezenas de projectos internacionais. Foi coordenadora do pólo da Universidade de Coimbra do projecto nacional MINERVA (projecto para introdução do computadores nas escolas) de 1985 a 1993 e representante portuguesa na rede educacional europeia EURYCLEE.
Exerceu funções na Reitoria da Universidade de Coimbra, de 1990 a 1994 como pró-Reitora e, de 1994 a 1998, como vice-Reitora, com o pelouro de Instalações e Equipamentos. Nesses cargos, deu início à concretização do Pólo II da Universidade, com a construção dos departamentos das diversas engenharias, bem como desenvolveu o Plano Geral das Instalações da Universidade. Em reconhecimento do trabalho desenvolvido nesse âmbito, foi agraciada pelo Presidente da República com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, em 2000. Foi ainda, enquanto vice-reitora, coordenadora da avaliação da Universidade de Coimbra, no âmbito do processo nacional de avaliação das universidades públicas portuguesas. Foi, de 1999 a 2022, presidente da Direcção do Instituto Pedro Nunes e, de 2003 a 2022, da IPN-Incubadora, sua Incubadora de Empresas.