Coimbra  27 de Março de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cineteatro Messias recebe nomes de peso na música e teatro em 2025

16 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Cineteatro Messias recebe nomes de peso na música e teatro em 2025

O Cineteatro Messias prepara-se para uma temporada repleta de espectáculos, com uma programação variada que abrange música, teatro, comédia e produções infantis. De Janeiro a Julho de 2025, o espaço vai acolher grandes nomes da música e do teatro nacional, com destaque para Manel Cruz, Samuel Úria, Rita Guerra, Diogo Infante e Benedita Pereira, entre outros.

A programação foi apresentada hoje, com António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, a afirmar que o objectivo da temporada é “trazer Cultura ao nosso concelho e valorizar a Cultura produzida no nosso concelho”. Filomena Pinheiro, vice-presidente da câmara, acrescentou que o investimento para esta temporada é de 80 mil euros e que o cartaz é pensado tanto para o público local quanto para atrair novos públicos, sublinhando o sucesso do Cineteatro Messias, que em 2024 recebeu cerca de 20 mil espectadores.

A música como protagonista

A música será o grande destaque desta temporada. A abertura foi dada pelo tradicional concerto de Ano Novo, com o trompetista Luís Martelo. A 8 de Fevereiro, o Cineteatro Messias recebe o espectáculo “Sakamoto 1996”, um tributo ao compositor japonês Ryuichi Sakamoto, conhecido pelas suas bandas sonoras icónicas. O concerto contará com a participação de músicos como João Vasco, Pedro Lopes e Fernando Costa.

Seguindo-se, a 15 de Fevereiro, Rita Guerra celebra o Dia dos Namorados com um concerto intimista, onde apresentará um “best of” de sua carreira. O mês de Março traz Manel Cruz, conhecido pelos projectos “Ornatos Violeta” e “Foge Foge Bandido”, que promete um espectáculo marcante a 8 de Março.

A 12 e 13 de Abril, o Cineteatro Messias recebe dois grandes eventos musicais: o tributo a Amy Winehouse e a 29.ª edição do Festival Termómetro, que traz ao palco novas bandas emergentes. No final do mês, a 26 de Abril, Samuel Úria apresenta o enigmático “2000 A.D.”, enquanto em Maio, o festival Meajazz & Blues traz Luke Winslow King e a sua mistura de blues, jazz e folk.

A temporada termina em grande a 5 de Julho, com o concerto “Viva Milton Nascimento”, em homenagem ao cantor brasileiro.

Teatro e comédia para todos os gostos

O teatro também marcará presença nesta temporada, com a peça “Telhados de Vidro”, que será encenada a 17 de Maio e contará com as actuações de Benedita Pereira, Diogo Infante e Tomás Taborda. O espectáculo retrata o encontro de uma jovem professora com um empresário viúvo, que, ao longo da noite, se envolvem num jogo de ideias e desejos.

No campo da comédia, Luana do Bem promete arrancar risos com o seu peculiar stand-up, agendado para 10 de Maio.

Programação infantil e exposições

Para os mais pequenos, o Cineteatro Messias preparou uma série de espectáculos. A 22 de Fevereiro, o musical infantil “O Principezinho” leva aos palcos a obra de Antoine de Saint-Exupéry, seguido por “O Livro da Selva” a 29 de Março e “O Corcunda de Notre Dame” a 27 de Abril. No final de Maio, será a vez de uma reflexão sobre a história de Anne Frank, com um espectáculo dedicado a jovens a partir dos 12 anos.

A programação do Cineteatro Messias ainda inclui várias exposições culturais, como “Arte em acção 5+5”, de Catarina Rodrigues, e “O que ficou por dizer – a censura na cultura e nas artes”, entre outras. Além disso, continua a ser mantida a oferta regular de cinema, com sessões aos fins-de-semana.