No passado dia 13 de Janeiro, o Município de Mira assinou um protocolo de cooperação com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), que permitirá a criação do Balcão da Inclusão no concelho. A cerimónia decorreu no Auditório do INR, em Lisboa, e contou com a presença de várias figuras de relevo, incluindo Artur Fresco, presidente da Câmara Municipal de Mira, Bruno Alcaide, vereador da CM de Mira, e Sónia Esperto, presidente do INR.
Durante a cerimónia, Artur Fresco destacou o compromisso do município com a inclusão, sublinhando a importância de parcerias com instituições locais e a comunidade. O protocolo visa prestar “um atendimento especializado às pessoas com deficiência ou incapacidade”, reforçou o autarca.
A presidente do INR, Sónia Esperto, salientou que, com a inclusão de Mira, já existem 134 Balcões da Inclusão em todo o país. “É uma honra termos a Câmara Municipal de Mira como a nona do distrito de Coimbra a implementar este serviço essencial”, afirmou.
Os Balcões da Inclusão são concebidos para fornecer apoio em áreas como prestações sociais, emprego, formação, acessibilidades, educação e outros benefícios, promovendo a autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência ou incapacidade.
Com esta iniciativa, Mira reafirma o seu compromisso com a igualdade de oportunidades, posicionando-se como um exemplo de inclusão social e proximidade às necessidades dos cidadãos.