Coimbra  18 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Município de Coimbra integra projecto internacional CONVIVIUM

11 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Município de Coimbra integra projecto internacional CONVIVIUM

O Executivo vai debater a participação do Município de Coimbra, como parceiro associado, no projecto CONVIVIUM – New European Bauhaus Solutions in Food, Living Heritage, and Conviviality coordenado pela Universidade de Coimbra. O projecto promove o respeito e o bem-estar mútuo dos povos e dos ecossistemas e, nessa medida, o seu lema inspira-se e amplifica o sentido original do termo latino CONVIVIUM, que significa saber viver com todos os “outros”. A primeira reunião presencial vai realizar-se, em Coimbra, de 21 a 23 de Janeiro, e o Município vai participar através da Divisão de Empreendedorismo e Actividades Económicas e do Gabinete de Relações Institucionais e Internacionais.

O projecto CONVIVIUM agrega 15 instituições parceiras beneficiárias de seis países europeus: Portugal, França, Noruega, Países Baixos, Polónia e Espanha e conta, ainda, com a colaboração de cinco instituições parceiras associadas de três países (Noruega, Portugal e Bélgica) que – não sendo beneficiárias – se associam às actividades e às iniciativas de forma a contribuir para o sucesso dos objectivos a atingir pelo consórcio, como o caso da CM de Coimbra e da Coimbra Mais Futuro – Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra.

O principal objectivo do projecto consiste em desenvolver acções de preservação do património alimentar, promotoras dos valores-âncora do programa New European Bauhaus: beleza, sustentabilidade e inclusão. O Novo Bauhaus Europeu é uma iniciativa política e de financiamento lançada pela Comissão Europeia em 2021, com o fim de promover soluções sustentáveis para transformar o ambiente construído e os estilos de vida no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

O projecto CONVIVIUM – New European Bauhaus Solutions in Food, Living Heritage, and Conviviality, sob a orientação da coordenadora científica do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Carmen Soares, é financiado no âmbito da Call HORIZONCL2-2024-HERITAGE-01-01 — New European Bauhaus – Innovative solutions for greener and fairer ways of life through arts and culture, architecture and design for all.