Coimbra  25 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Gripe causa mortalidade acima do esperado nos idosos e mulheres

10 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Gripe causa mortalidade acima do esperado nos idosos e mulheres

A actividade epidémica de gripe tem vindo a crescer em Portugal, o que tem originado um impacto na mortalidade “acima do esperado” nos idosos com mais de 85 anos e nas mulheres. Os dados que constam no mais recente boletim do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

De acordo com o documento, – relativo ao período entre 30 de Dezembro e 5 de Janeiro -, nas últimas semanas, “tem sido observada uma tendência crescente dos casos de gripe” no país. Em consequência desse aumento, a primeira semana deste mês ficou marcada por uma “mortalidade acima do esperado no grupo etário acima dos 85 anos e no sexo feminino”, revela o Instituto.

Deste modo, na época 2024/2025, “os laboratórios da Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios (hospitais) notificaram 41.778 casos de infecção respiratória e foram identificados 4.341 casos de gripe”.

Já na semana de 30 de Dezembro a 5 de Janeiro, foram identificados “1.048 casos positivos para o vírus da gripe”, sendo que a proporção em cuidados intensivos foi de 5,5%, um aumento de 2,9% face à semana anterior.

Tendo em conta estes números, o INSA recorda a recomendação das autoridades para que as pessoas se vacinem. A vacinação sazonal arrancou a 20 de Setembro e já permitiu vacinar mais de 2,3 milhões de pessoas contra a gripe e cerca de 1,5 milhões contra a covid-19.