As eleições autárquicas de Setembro próximo são uma grande oportunidade para relançar a participação democrática do povo na governação da nossa cidade de Coimbra.
O modelo de governação centralista que tem presidido à nossa Câmara está esgotado e reduzido a uma gestão técnica, mais focada na exibição de fotos e anúncios, que ignora e desvaloriza a riqueza e as energias que só a participação alargada das pessoas pode garantir.
Há, no entanto, sinais de esperança. Em diferentes pontos do Município, surgem iniciativas de cidadãos que demonstram que há pessoas e associações dispostas a tomar a iniciativa, proteger os seus locais de residência e os recursos naturais. Estas iniciativas confirmam que Coimbra tem potencial para ser mais participativa, inclusiva e dinâmica.
O CpC – Cidadãos por Coimbra – acredita que é possível unir forças políticas, cívicas e culturais para abrir caminho a uma nova maioria seriamente comprometida com um projecto mobilizador das pessoas. Em vez de encarar Coimbra como uma “marca” para vender, propomos que Coimbra, no seu todo e em cada uma das suas comunidades, retome, isso sim e adaptando-a aos desafios do presente, a marca do 25 de Abril: “o Povo é quem mais ordena”.
Questões tão vitais para a nossa vida colectiva como a melhoria dos transportes, a renaturalização das margens do Mondego e a protecção contra as cheias, a reabilitação de edifícios para habitação pública e para fixação de jovens, a humanização de urbanizações das periferias, o acesso à cultura pela generalidade da população, a redução drástica de resíduos depositados em aterro, a reinserção das pessoas vulneráveis e sem abrigo, a rearborização das zonas habitacionais, o avanço dos projectos de envelhecimento activo, exigem mais do que acusações ao passado e o recurso único a dispendiosos serviços contratados que comprometem a viabilidade financeira futura. A Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia têm de ser parceiras activas, abertas a novas ideias e dispostas a dinamizar a participação de todos os que querem ajudar.
O CpC – Cidadãos por Coimbra – continuará, nas próximas semanas, a dialogar com outras forças políticas para construir um programa de convergência para o próximo mandato 2025-2029. Queremos colocar no centro da governação aquilo que realmente importa: a gestão participada e a mobilização da energia do Povo. Todos os partidos têm pessoas competentes, mas o que faz a diferença é a capacidade de governar com os cidadãos, multiplicando as energias e as soluções.
Se acreditas num futuro mais participativo para Coimbra, junta-te a nós neste compromisso. É a tua rua, o teu bairro, a tua terra. Vamos construir, juntos, a cidade que queremos.
(*) Coordenador da Direcção do Movimento Cidadãos por Coimbra