A 16.ª edição do Raid BTT Lagoas de Mira, organizada pela Associação Cicloturista do Cabeço de Mira (ACCM), promete mais uma vez ser um marco na modalidade de BTT, com a confirmação do seu estatuto como um evento de referência tanto a nível regional como nacional. Este ano, o evento contará com mais de 1.000 atletas inscritos, um número recorde de participantes que competirão em diversos escalões.
O Raid começa no sábado, 11 de Janeiro, com um prólogo nocturno na Praia de Mira, marcado para as 18h30, junto ao palco da Barrinha. Esta prova servirá para definir o acesso às boxes de partida da prova principal.
A prova principal, a grande atracção do evento, terá lugar no domingo, 12 de Janeiro, com partida às 9h30. A concentração dos atletas ocorrerá no Jardim do Visconde, que será também o ponto de partida e chegada da competição. O percurso do Raid percorrerá várias localidades do concelho de Mira e está dividido em dois trajectos: um Raid de 55 km, destinado a atletas mais experientes, e um Raid mais curto de 35 km, acessível a participantes de diferentes níveis de preparação.
Durante o evento, a organização informa que haverá condicionamentos ao trânsito em diversas vias do concelho, com o centro da vila de Mira a ser cortado no início do Raid. A ACCM apela à prudência e colaboração de todos os condutores, com o objectivo de garantir a segurança e o sucesso do evento.
Além da competitividade, o Raid BTT Lagoas de Mira mantém a sua tradição de se associar a uma causa solidária. Este ano, a instituição beneficiária será, uma vez mais, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira.
O evento é organizado pela Associação Cicloturista do Cabeço de Mira e pela sua equipa de BTT, a ACCM BTTEAM, contando com o apoio da Câmara Municipal de Mira e das quatro Juntas de Freguesia do concelho.