Coimbra  17 de Julho de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Centro Escolar de Ribeira de Frades abriu após obras de remodelação

6 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Coimbra: Centro Escolar de Ribeira de Frades abriu após obras de remodelação

A empreitada de reabilitação do Centro Escolar de Ribeira de Frades (Coimbra), no valor de 150 mil euros, está concluída e a obra foi esta segunda-feira inaugurada.

A inauguração aconteceu já com os 108 alunos de regresso à escola, que iniciaram o 2.º período lectivo, com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, da vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, do presidente da União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso.

A empreitada de reabilitação do Centro Escolar de Ribeira de Frades foi adjudicada, a 2 de Maio do ano passado, por cerca de 150 mil euros (já com IVA), à empresa FachaImper, Lda, com o prazo de execução de 150 dias.

No decurso das obras houve necessidade de mudar os 108 alunos de local: 25 crianças do pré-escolar estiveram no Jardim de Infância de Casais e quatro turmas do Ensino Básico, num total de 83 alunos, estiveram na Escola Básica de Taveiro.

“Esta empreitada deu resposta à falta de manutenção do espaço, verificada nos últimos anos, e incidiu nas anomalias detectadas, tais como a falta de ventilação da cobertura, um deficiente encaixe de telhas e telhas partidas que resultaram em infiltrações. A rede de vedação existente, que estava bastante deteriorada e já não oferecida segurança, também foi substituída” – refere o Município.

A Escola Básica de Ribeira de Frades, localizada na Rua Pedro Rodrigues dos Santos, é constituída por rés-do-chão e 1.º andar, que inclui quatro salas de aulas do Ensino Básico com 83 alunos. Anexo ao edifício funciona uma sala de educação pré-escolar com capacidade para 25 crianças, instalações sanitárias, refeitório, copa e arrumos.

O projecto de arquitectura foi da responsabilidade da Divisão de Edifícios e Equipamentos Escolares da Câmara de Coimbra, que também fiscalizou a obra, com a assistência técnica da Divisão de Projectos e Edifícios Municipais. Já a coordenação de segurança em obra foi assegurada pelo Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais.