Coimbra  24 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cerca de 30 grupos participam no Encontro de Gaiteiros em Almalaguês

6 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Cerca de 30 grupos participam no Encontro de Gaiteiros em Almalaguês

Vai realizar-se nos próximos dias 17 e 18 de Janeiro, em Almalaguês, Coimbra, o IX Grande Encontro de Gaiteiros, que contará com a presença de cerca de 30 grupos, o que corresponde a mais de 170 gaiteiros.

A iniciática é da Confraria dos Amigos do Negalho e da Freguesia de Almalaguês, em parceria com a Comissão de Festas do Mártir São Sebastião 2025, com a Câmara Municipal de Coimbra e com a Junta de Freguesia de Almalaguês.

“Queremos que este evento contribua para que Coimbra se afirme como região de referência relativamente a este fenómeno cultural, que tem características únicas e que não se restringe às áreas rurais. Relembramos que nos eventos mais importantes da tradição académica, nomeadamente na Latada e Queima da Fitas, o gaiteiro continua presente” – referem os organizadores.

Resgatar a memória de antigos gaiteiros, recolher e recuperar gaitas antigas e repertórios tradicionais foi sempre uma preocupação deste evento. Nesse sentido, a organização promove uma homenagem a antigos gaiteiros da região Centro, sendo este ano alvo de um tributo Manuel Pereira Antunes, mais conhecido como Ti’ Santinho de Pouca Pena, Soure. Como gaiteiro destaca-se por conseguir a proeza de tocar a gaita e de cantar simultaneamente. Haverá ainda lugar à realização de concertos, artes plásticas ao vivo, workshops, palestras, arruadas, peditório, desfile, exposições, instrumentos tradicionais, baile gaiteiro, foliadas, despiques, etc.

O tema deste ano será “Gaita, Voz e Cantigas de Taberna” e a região com tradição gaiteira em destaque será a Galiza. Também todas as regiões de Portugal onde há gaiteiros estarão representadas e tocarão, em conjunto, temas tradicionais dos gaiteiros da região de Coimbra, nomeadamente o Hino da Gaita de Fole e o “Passodobrado”, a que os etnomusicólogos Michel Giacometi, Ernesto Veiga de Oliveira e Armando Leça deram destaque nas recolhas que realizaram na região Centro.

Este ano haverá um concerto de homenagem a Fausto Bordalo Dias, recentemente falecido, estando em palco um grupo cuja trajectória é indissociável deste canta-autor com quem cruzaram caminhos e actuações. Trata-se do grupo Boémia.

O programa de sexta-feira, dia 17, inclui na Baixa de Coimbra uma arruada, às 15h00, com quatro grupos de gaiteiros, um desfile pelas 16h30, desde o Largo da Portagem até à Praça 8 de Maio, e, pelas 17h00, no Café Santa Cruz, a tertúlia “Cantigas de taberna e Fado de Coimbra”. Ainda nesse dia, em Almalaguês, pelas 21h00, decorrerá a sessão de abertura do Encontro de Gaiteiros, que incluirá homenagens e um concerto de tributo a Fausto Bordalo Dias, pelo grupo Boémia.

No sábado, dia 18, pelas 9h15 decorrerá a Rota Alma Gaiteira, com beberes nas mais peculiares e tradicionais adegas, ouvir o tear e compreender o tecer, ofício mater de Almalaguês, assim como como uma caminhada levada a cabo pela Milvoz – Associação de Protecção e Conservação da Natureza.

Entre outras iniciativas, o programa inclui o almoço gaiteiro e o desfile, às 16h00, pelas ruas centrais da aldeia, desde o Museu do Rancho (Santo Cristo) até à ADCA, seguindo-se o baile gaiteiro e folias e despiques.