A atleta Mariana Machado (Sporting de Braga) venceu este sábado, pela terceira vez consecutiva, sem oposição, os Campeonatos Nacionais de Estrada de 10 quilómetros, enquanto Isaac Nader (Benfica) revalidou o título e bateu o recorde nacional da prova.
Na Figueira da Foz, a atleta bracarense impôs-se à concorrência e venceu a prova com 32.12 minutos, menos 1.05 minutos do que em 2024, batendo o seu recorde pessoal.
Mariana Machado terminou a corrida com uma vantagem confortável sobre a sua companheira de equipa, Solange Jesus, e Mónica Silva, do Clube de Atletismo de Macedo de Cavaleiros, que ficaram a mais de um minuto e meio.
Na prova masculina, Isaac Nader conquistou o seu segundo título de estrada, com o tempo de 28.01 minutos, retirando um segundo ao anterior recorde nacional, seis dias depois de ter vencido a São Silvestre de Lisboa.
O segundo e terceiro lugares foram ocupados por Miguel Moreira e André Pereira, ambos do Benfica, com os tempos de 28.38 minutos e 28.51 minutos, respetivamente.
A 32.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada, que tiveram início às 17h30, na cidade da Figueira da Foz, contou com 1.763 inscritos, um recorde absoluto, de acordo com a Federação Portuguesa de Atletismo.
Vencedores já pensam em novos recordes
Os vencedores dos Campeonatos Nacionais de Estrada, Mariana Machado (Sporting de Braga) e Isaac Nader (Benfica), que bateu o recorde nacional, já pensam nas provas seguintes e em novos recordes.
“É o meu melhor tempo aos 10 quilómetros, acredito que estou a valer muito melhor, mas numa corrida em que não tive adversárias ao meu nível fica mais difícil”, disse Mariana Machado, de 24 anos, que venceu a prova pela quarta vez e terceira consecutiva.
A atleta bracarense lamentou que tivesse concluído a corrida sem ninguém a “fazer frente, o que retira motivação”, embora tenha concluído a prova com a sua melhor marca na distância, apesar de ter “lutado contra o vento”.
As pernas de Mariana Machado já estão viradas para outros títulos nacionais durante o ano com a meta traçada para Taça dos Clubes Campeões Europeus e o Campeonato da Europa de Estrada.
Colectivamente, o Sporting de Braga venceu os Campeonatos Nacionais de Estrada pela segunda vez consecutiva, depois de um período em que o Sporting liderou durante sete anos seguidos, mas que nesta edição não foi além do quarto lugar.
O Recreio Desportivo de Águeda obteve a segunda posição e o CDS Salvador do Campo (Porto) o terceiro posto da classificação.
Também sem concorrência, Isaac Nader revalidou o título de campeão nacional conquistado em 2024 e bateu o recorde nacional, com o tempo de 28.01 minutos, ‘roubando’ um segundo à anterior marca.
“Fico satisfeito com o recorde, mas o meu objectivo era ganhar e ser campeão nacional pelo Benfica”, frisou o atleta, que, apesar do tempo recorde numa distância que não é a sua, se queixou do vento na parte final da prova: “Treino para os 1.500 metros, mas o volume de treino permite-me estar aqui e lutar com os melhores portugueses para ser campeão de Portugal”.
O atleta benfiquista, que no dia 28 de Dezembro venceu a prova masculina na São Silvestre de Lisboa, colocou como meta para este ano correr mais rápido os 1.500 metros em pista coberta e estar presente nos Campeonatos da Europa, em que pretende “fazer uma boa classificação”.
Por equipas, o Benfica acabou também por conquistar o título nacional pela nona vez, beneficiando igualmente do segundo e terceiro lugares de Miguel Moreira e André Pereira.
O Sporting voltou a quedar-se pela segunda posição, seguido do Sporting de Braga.