Coimbra  30 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Centro de Estudos Sociais e Universidade de Coimbra lançam Incubadora Social

3 de Janeiro 2025 Jornal Campeão: Centro de Estudos Sociais e Universidade de Coimbra lançam Incubadora Social

Desde 1 de Dezembro de 2024, e ao longo dos próximos três anos, o Centro de Estudos Sociais (CES) coordena, em parceria directa com a Universidade de Coimbra (UC) e a Faculdade de Economia da UC (FEUC), o projecto Incubadora Social de Investigação e Inovação (ISII). Esta iniciativa insere-se no programa Portugal Inovação Social (PT 2030), no âmbito do Concurso “Centros para o Empreendedorismo de Impacto”.

A ISII apresenta-se como uma infra-estrutura orientada para cidadãos, organizações da economia social e solidária, e comunidades académicas e científicas das ciências sociais, humanidades e artes. O objectivo é promover a ligação entre inovação social, investigação e prática pedagógica, com foco na resolução de problemas sociais. A sua estratégia assenta em três pilares fundamentais: CO-APRENDIZAGEM (integração entre investigação e ensino), CO-INCUBAÇÃO (interacção entre academia e comunidades) e CO-AMPLIAÇÃO (replicabilidade do modelo ISII).

Com uma abordagem metodológica inovadora, a ISII dinamizará o empreendedorismo de impacto em Coimbra e Cantanhede, articulando contextos académicos e sociais. O projecto pretende desenvolver e disseminar um modelo de incubação académica e científica de inovação social, ao mesmo tempo que fomenta a criação de projectos inovadores.

A liderança do projecto está a cargo da investigadora Cláudia Pato de Carvalho, do CES, contando ainda com a participação da pró-Reitora Gabriela Fernandes (UC), da docente Sílvia Ferreira (FEUC), da investigadora Beatriz Caitana da Silva (CES) e da gestora de Voluntariado e Inovação Social Filipa Lima (Student Hub UC).

Este projecto integra uma vasta rede de parceiros, destacando-se entidades nacionais como a CASES, CNIS, EAPN, CONFECOOP, Akto, Jazz ao Centro Clube, Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Coimbra) e Cáritas Diocesana de Coimbra. A nível internacional, a rede inclui instituições como a ERBS (Erasmus University Rotterdam, Holanda), Bertha Centre (África do Sul), IEES/UEM (Brasil) e Tecsol (UTFPR, Brasil).

A ISII conta com o apoio financeiro das Câmaras Municipais de Coimbra e Cantanhede e da Crioestaminal, bem como com o mecenato científico do Prémio Maria Antónia Revelação, atribuído à investigadora Maria Nunes Pereira em 2023.