A cooperativa de solidariedade social Pedrinhas inicia neste mês de Janeiro o programa “Pedrinhar-te”, no Hospital Pediátrico de Coimbra, com o apoio da Estrutura Portugal Inovação Social 2030.
O “Pedrinhar-te” é um programa integrado no projecto “Um Castelo – Pedrinho a Pedrinha”, que vai envolver cerca de 200 crianças e jovens internados no Hospital Pediátrico de Coimbra.
Este programa consiste num treino de competências pessoais, sociais, emocionais e artísticas. Através deste, os beneficiários poderão desenvolver projectos artísticos, com o objectivo de serem materializados fora do hospital e em espaço à escolha do beneficiário.
Desta forma, potencia-se a mitigação do isolamento, com a integração em actividades que transportam as crianças e jovens além do ambiente hospitalar, que promovam a interacção com os seus pares e comunidade em geral, enquadrada em contextos sociais mais abrangentes.
“Estas interacções serão fundamentais na construção da autoconfiança, autorrealização e dignificação do Eu da criança ou jovem doente. Estimulam-se, assim, sinergias onde as crianças doentes e não doentes se valorizam positivamente de forma recíproca, reconhecendo as diferenças e participando activamente na melhoria da qualidade de vida do outro”, refere a Pedrinhas.
Esta cooperativa agradece aos 15 investidores sociais e parceiros que acreditaram neste projecto e apoiam a sua concretização. “O seu compromisso com a responsabilidade social tem um valor incalculável e este gesto de generosidade será um pilar fundamental na realização do ‘Pedrinhar-te’ e na promoção do bem-estar das crianças e jovens no Hospital Pediátrico de Coimbra”, sublinha.
A Pedrinhas é uma organização sem fins lucrativos, que apoia crianças e jovens com doenças graves. Dedica-se ao desenvolvimento de projectos de impacto social, com foco no apoio às crianças e às suas famílias, promovendo actividades e iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional dos mais jovens.