A obra “Inverso Sentido do Tempo”, de Gonçalo David Silva Pinto Azevedo, é a vencedora da terceira edição do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira. Promovido pela Câmara Municipal de Leiria, o galardão do ano de 2024 foi dedicado à temática novela e conto.
Com o pseudónimo de António Seixas, o livro de Gonçalo David Azevedo foi escolhido por unanimidade do júri, constituído pela vereadora com o pelouro da Cultura, Anabela Graça, e pela técnica superior dos serviços municipais da Cultura, Catarina Carvalho. A estas, juntaram-se ainda António Apolinário Lourenço, representante da Associação Portuguesa dos Críticos Literários, e Domingos Lobo (pseudónimo de José Domingos dos Santos), em representação da Associação Portuguesa de Escritores.
De acordo com a autarquia, estiveram a concurso 142 trabalhos, o número mais elevado de sempre em competição. A obra “Inverso Sentido do Tempo” ter-se-à destacado pelo facto de convidar os leitores “a pensar e sentir e a reflectir sobre a condição humana”. Segundo o júri, esta “é uma dança do pensamento com o tempo, uma construção subjectiva, permeada por emoções e memórias que acontecem em algum lugar dentro de nós e dançam no aqui e no agora”.
O Prémio Literário Afonso Lopes Vieira tem como objectivo “homenagear e divulgar o poeta leiriense e homem da cultura, bem como incentivar a criatividade literária, a descoberta de novos valores no campo das letras e o gosto pela escrita”.
Este ano, o vencedor foi Gonçalo David Azevedo que conquistou, assim, cinco mil euros. O prémio vai ser entregue no dia 24 de Janeiro, no âmbito da Festa do Poeta Afonso Lopes Vieira.