Coimbra  26 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ULS de Coimbra garante cobertura total de cuidados primários em Cantanhede

30 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: ULS de Coimbra garante cobertura total de cuidados primários em Cantanhede

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra encerra 2024 com um balanço positivo da sua actividade, com destaque para os avanços alcançados no concelho de Cantanhede. Durante a reunião ordinária da Assembleia Municipal, realizada na passada sexta-feira, 27 de Dezembro, o presidente da ULS, Alexandre Lourenço, sublinhou os benefícios resultantes da reorganização na prestação de cuidados de saúde.

Entre os progressos evidenciados, destaca-se a contratação de médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, bem como a cobertura integral do território com Unidades de Saúde Familiar (USF) modelo B. Esta medida não só modernizou os serviços e reforçou a proximidade aos utentes, como também garantiu incentivos ao desempenho para os profissionais, contribuindo para a sua retenção.

“Estou convicto de que estão assegurados os recursos suficientes para a prestação de um serviço de qualidade ao nível dos Cuidados de Saúde Primários”, afirmou Alexandre Lourenço.

Outro marco importante foi a abertura, no passado dia 15 de Dezembro, do Centro de Atendimento Clínico no Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC). Este serviço funciona em horários alargados e foi criado para responder a situações agudas de menor complexidade, com uma capacidade de atendimento reforçada nos dias 2 e 3 de Janeiro, prevendo-se o aumento da procura.

Para 2025, estão previstos mais investimentos no HAJC, incluindo a reactivação do serviço de Oftalmologia, a criação das Unidades de Audiologia e Doença Vestibular e a Unidade de Dia e Promoção de Autonomia. Os rastreios de Retinopatia Diabética, destinados a 5 mil utentes, e as juntas médicas para Cantanhede, Mira e Mealhada, também serão implementados.

Outro destaque vai para o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro (CMRCC) – Rovisco Pais, que se prepara para se tornar um hospital-escola de referência nacional. O protocolo estabelecido com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e o Município de Cantanhede já permitirá, em Janeiro, o início de uma pós-graduação, com três licenciaturas previstas até 2030. Este projecto atrairá 600 estudantes e contempla ainda a expansão da capacidade de internamento com mais 30 camas no primeiro trimestre do próximo ano.

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, reconheceu os progressos alcançados, elogiando o “diálogo excelente” com a ULS de Coimbra. Apesar disso, confessou manter uma postura de exigência: “Vamos continuar atentos para reforçar os serviços sempre que necessário”.

Com mais quatro médicos especialistas contratados e o reforço dos serviços de saúde, a autarca destacou o impacto positivo para a população e reforçou o compromisso de transformar o CMRCC num pólo universitário de excelência.