As cerimónias fúnebres de Raul Almeida, presidente da Turismo Centro Portugal, decorrem amanhã (terça-feira, dia 31), a partir das 12h00, na Igreja Matriz de Mira.
A missa será celebrada às 15h00, seguindo o cortejo fúnebre para o Cemitério Municipal de Mira, às 15h45.
O presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, morreu na sexta-feira, aos 53 anos, em Espanha, onde estava internado em tratamento de doença prolongada.
Nascido em Moçambique em Março de 1971, e residente na freguesia da Praia de Mira, Raul Almeida foi eleito presidente da Câmara de Mira, pelo PSD, em 2013 e reeleito em 2017 e 2021, exercendo funções até tomar posse como presidente da Turismo Centro de Portugal em 2023.
Segundo Artur Fresco, presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida passou o Natal em Mira e deslocou-se para uma clínica em Espanha, onde já tinha sido submetido a tratamento este mês e onde tinha na sexta-feira outro tratamento agendado.
Na sequência da morte do antigo presidente da Câmara, o Executivo municipal de Mira decretou três dias de luto municipal.
O secretário do Estado do Turismo, Pedro Machado, assinalou um “enorme sentimento de perda” face à morte de Raul Almeida, lembrando a “força da natureza” que o presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP) constituía. “Foi meu sucessor e alguém que soube interpretar bem aquilo que eram os valores da Turismo do Centro de Portugal, a que, também, manifesto os meus sentimentos pela perda do seu presidente”, afirmou o governante.
Também o PSD de Coimbra manifestou “consternação e pesar” pela morte de Raul de Almeida, que era vice-presidente da Distrital social-democrata. “Foi um destacado militante e dirigente do PSD e, nessa circunstância, um servidor da causa pública nas diversas funções que exerceu, nomeadamente como presidente da Camara Municipal de Mira e agora como presidente do Turismo do Centro de Portugal”, afirmou a Comissão Política Distrital de Coimbra.