A eurodeputada Lídia Pereira esteve na sexta-feira, 27 de Dezembro, em Condeixa-a-Nova, onde visitou a fábrica Vandel Cerâmicas de Coimbra. A visita teve como objectivo conhecer a história da fábrica e compreender os desafios enfrentados pelo sector da cerâmica tradicional.
“A cerâmica tradicional portuguesa, pintada à mão, é um dos mais emblemáticos tesouros do nosso património cultural. Cada peça de cerâmica pintada à mão é única e resulta do talento e da dedicação dos artesãos, na sua maioria mulheres”, sublinhou a eurodeputada.
Esta iniciativa insere-se num roteiro de proximidade traçado para contactar com diversas empresas e organizações da região de Coimbra, promovendo um diálogo directo com os seus representantes.
O sector da cerâmica tradicional enfrenta actualmente vários desafios, entre os quais se destacam o aumento dos custos de produção, impulsionado pela subida dos preços da energia, e a dificuldade em recrutar pessoas interessadas em aprender as técnicas de pintura manual e vidragem.
Lídia Pereira elogiou a “resiliência da Vandel Cerâmicas de Coimbra, que tem conseguido resistir às adversidades ao longo das últimas décadas, preservando métodos artesanais, diversificando produtos e explorando novos mercados de exportação”. A eurodeputada referiu ainda que “o turismo cultural tem sido uma alavanca importante para revitalizar a economia local”.
As faianças, consideradas parte integrante do património histórico-cultural da região de Coimbra, são exportadas para vários mercados internacionais, incluindo os Estados Unidos, Canadá, Brasil e diversos países europeus, conforme destaca a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).
A visita contou com a presença de vários representantes do PSD de Condeixa-a-Nova, incluindo os vereadores Silvino Capitão e Luís Silva, bem como do professor Avelino Santos, anunciado como candidato à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova nas eleições autárquicas de 2025.