O projecto europeu Citizens Xelerator, no qual a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC) participou, chegou ao fim com um balanço positivo.
“O projecto Letras Prá Vida contribuiu para o fortalecimento da literacia democrática e cívica e promoção da empatia social entre adultos em processo de aprendizagem”, assim como “para uma mudança na promoção da participação dos adultos na vida democrática”, refere a ESEC.
O consórcio Citizens Xelerator, composto por nove organizações de oito países europeus (Portugal, Espanha, Croácia, Roménia, Grécia, Itália, Irlanda e Alemanha), bem como oito parceiros associados, representa uma colaboração internacional que reuniu especialistas em educação de adultos e organizações de toda a Europa para reforçar a participação dos adultos na vida democrática e cívica.
A adesão da ESEC ao consórcio ocorreu no âmbito do projecto Letras Prá Vida, uma iniciativa de intervenção comunitária que promove a literacia, o empoderamento e a inclusão social através da realização de oficinas de alfabetização para adultos.
A Citizens Xelerator desenvolveu um conjunto de ferramentas inovadoras para promover a participação democrática de adultos. Através dos cartões LifeComp, os participantes exploraram competências essenciais como a empatia e a colaboração. Além disso, recursos como o Modelo ao Kit do Citizens Xelerator forneceram aos educadores um conjunto versátil de recursos para envolver as pessoas adultas em diversos ambientes de aprendizagem, desde acções cívicas locais até programas de literacia social.
Em toda a Europa, oito países testaram com sucesso a modelo e o kit Citizens Xelerator, envolvendo 1945 pessoas adultas em 177 actividades. Estes eventos reuniram diversos grupos, incluindo pessoas idosas, migrantes e jovens adultos, para explorar temas como literacia digital, participação cívica e inclusão. Através de workshops inovadores e celebrações, como o Dia Internacional da Mulher e o Dia Internacional da Saúde Mental, o Citizens Xelerator capacitou as comunidades e promoveu competências para toda a vida.
“Através da sua rede alargada, o projecto Citizens Xelerator une organizações, educadores e pessoas participantes para promover mudanças significativas. Ao promover a colaboração e a inovação, as/os parceiras/os capacitam as comunidades e moldam uma Europa mais justa e inclusiva” – refere a ESAC.