Coimbra  25 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra com taxa de ocupação hoteleira nos 90% para a noite de fim de ano

27 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: Coimbra com taxa de ocupação hoteleira nos 90% para a noite de fim de ano

Coimbra está com uma taxa de ocupação hoteleira de 90% para a noite de fim de ano, conforme anunciou esta sexta-feira a Câmara Municipal.

A autarquia cita dados fornecidos pela Delegação de Coimbra da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), segundo a qual a noite de fim de ano, 31 de Dezembro, está com 90% de ocupação, sendo espectável que atinja os 100% nos próximos dias.

Já nos restantes dias do período festivo, cujo programa decorre deste sábado, 28, a 31 de Dezembro, a taxa de ocupação média situa-se em aproximadamente nos 50%.

As principais nacionalidades são, segundo a Delegação de Coimbra da AHRESP, as características da época, com uma forte representação do mercado português, mas também do espanhol e do brasileiro. Por sua vez, “mercados como o dos Estados Unidos da América e de diversos países europeus têm também alguma representatividade”.

Igualmente os estabelecimentos de restauração que estão a aceitar reservas para o fim de ano, também segundo dados da AHRESP, “apresentam já um nível de reservas muito elevado, estando por estes dias a ocupar as últimas mesas”.

O Fim de Ano em Coimbra tem um formato inédito, com quatro dias de concertos. A partir de 28 de Dezembro passam pela cidade nomes consagrados em diversos géneros musicais, como Matias Damásio, Richie Campbell, Pete tha Zouk, Kura, Deejay Kamala e a banda Átoa, entre muitos outros.

As festividades incluem um total de 17 concertos em quatro palcos no coração da Baixa da cidade e, como não poderia deixar de ser, o lançamento do fogo-de-artifício no rio Mondego a assinalar a chegada de 2025.

O palco principal do Fim de Ano em Coimbra vai ser no Terreiro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. O acesso a todos os espectáculos é gratuito.