A Cozinha Solidária da Integrar, a funcionar na Rua Martins de Carvalho, n.º 80, em Coimbra, está de portas abertas neste Natal, dando resposta a todas as pessoas que, durante todo o ano, dependem deste apoio para ter acesso a uma refeição quente.
Dias 24 e 25 de Dezembro, entre as 11h00 e as 12h000, são asseguradas a confecção e distribuição de refeições, em regime de take-away, a todos os beneficiários.
De referir que a Cozinha Solidária da Integrar é o único serviço de apoio alimentar a funcionar todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos, feriados e épocas festivas (Natal, Ano Novo, Páscoa), procurando dar resposta a todas as situações que chegam diariamente.
Em 2022, a Integrar serviu na Cozinha Solidária, no âmbito da Cantina Social e do Serviço de Alimentação Solidária, cerca de 8.864 refeições, e, em 2023, serviu 10.639 refeições. “É notório o aumento exponencial dos pedidos de ajuda e do respectivo apoio”, refere a associação.
Quanto aos Beneficiários da Cozinha Solidária, a Integrar dá conta que a maioria tem entre 51 e 60 anos; 14 encontram-se em situação de sem-abrigo (9 sem tecto e 5 sem casa), na sua maioria desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção. “Apesar de termos identificado 6 nacionalidades entre os beneficiários, na sua grande maioria são portugueses”, refere.
Para além dos colaboradores da Integrar, existe o apoio de voluntários nestes dias, que oferecem a sua solidariedade e o seu tempo livre a quem mais precisa.
“O voluntariado é uma força motriz da instituição e, nomeadamente, da Cozinha Solidária, que conta com 10 voluntários individuais e seis grupos de voluntariado (Nova Acrópole, Brasa Coimbra; ELSA e Núcleos de Estudantes de Matemática; Letras; Psicologia, Ciências da Educação e Serviço Social.) na confecção e entrega de refeições e também na realização de campanhas e acções comuns”, destaca a Integrar.
A Associação Integrar é uma IPSS, sediada em Coimbra, que tem como principal objectivo o desenvolvimento de acções de solidariedade social, na lógica da igualdade de oportunidades, da emancipação e integração das populações desfavorecidas e da justiça social e igualdade entre os indivíduos. Promove e dinamiza actividades de protecção à Infância e Juventude, Família, Comunidade, População Activa, Idosos, Deficientes e Populações Desfavorecidas, cooperando com organismos oficiais e particulares.