Coimbra  25 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Jovens da Residência Fraternidade da ADFP distinguidos com valor e mérito

21 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: Jovens da Residência Fraternidade da ADFP distinguidos com valor e mérito

Na 14.ª Gala da Educação do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo foram distinguidos com diploma de valor e mérito vários jovens acolhidos na Residência Fraternidade da Fundação ADFP.

“Foi com muito orgulho que vimos reconhecidos, fruto do seu esforço e empenho, alguns jovens acolhidos na Residência Fraternidade: Lara Ferreira (10.º ano, Humanidades), com Diploma de Quadro de Valor e Mérito; Daniela Machado (11.º ano, Artes) com o Diploma de Quadro de Mérito Desportivo e Mérito”, refere a Fundação ADFP, acrescentando que foram ainda agraciados com o Diploma de Quadro de Mérito Desportivo, os jovens Lara Rodrigues (9. º ano), Francisco Neves (11. ºano, Economia), Joel Matos (10.º ano, Mecânica), enquanto “a jovem Milene Ferreira (11.º ano, Ciências e Tecnologia) encantou o púbico e brilhou enquanto apresentadora da Gala”.

“Este tipo de distinção aos nossos jovens, que se tem verificado de forma recorrente e que tem aumentado ao longo dos anos, e que revela o desempenho brilhante por parte destes, é uma das provas de que diariamente os valores como a Igualdade, a Solidariedade, o Respeito, o Amor e a Amizade, são cultivados e transmitidos diariamente nas crianças e jovens que aqui reside”, refere o medico Jaime Ramos, presidente da Fundação ADFP.

Realça. Ainda, que “esta resposta social nasceu em 1994 como Centro de Acolhimento Temporário e de Emergência para crianças a partir dos 3 meses, em situação de grave risco social, tendo sido a primeira resposta social mista deste género no país, evitando assim a separação de crianças/irmãos e colocando a Fundação ADFP mais uma vez pioneira na inovação social”.

“Actualmente é uma Casa de Acolhimento Residencial, destinada a acolher crianças e jovens em situação de perigo, garantindo os cuidados adequados às suas necessidades e proporcionando condições que promovam os direitos das crianças consagrados na Convenção dos Direitos da Criança nomeadamente o direito à educação, bem-estar e desenvolvimento integral, com capacidade para acolher 27 utentes”, descreve.

“A Fundação ADFP enaltece mais uma vez o trabalho diário dos técnicos e auxiliares responsáveis pelas crianças e jovens desta resposta social, felicitando particularmente os jovens distinguidos pelos sucessos alcançados, que cada vez mais afastam de si próprios o estigma da sociedade em relação a jovens institucionalizados, e mostram que como qualquer jovem da sua idade, perseguem os seus objetivos e conseguem o sucesso através do seu esforço”, concluiu Jaime Ramos.