Coimbra  24 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FlixBus com mais 29% de oferta em Coimbra até Janeiro

20 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: FlixBus com mais 29% de oferta em Coimbra até Janeiro

A FlixBus reforçou, a partir da semana passada e até Janeiro, todas as suas linhas domésticas e internacionais a fim de responder às necessidades de mobilidade dos portugueses e dos turistas que visitam o país nesta época natalícia. Coimbra também regista um aumento na procura, e por isso as viagens para esta cidade foram reforçadas em 29%.

Para além do corredor Lisboa-Porto, a FlixBus regista, este ano, um aumento da procura para as cidades da Guarda, Viseu, Aveiro e Figueira da Foz. A fim de dar resposta a este aumento da procura, todas as viagens para estas regiões foram reforçadas com mais horários e frequências. Quanto ao Algarve, este continua a ser um dos destinos preferidos dos portugueses para a passagem de ano, e por isso, e à semelhança do ano passado, a FlixBus reforçou, também, as suas ligações ao Sul do país.

Coimbra ligada a Vigo

Para além do reforço da operação doméstica, as ligações a Espanha serão, também, reforçadas neste Natal e Ano Novo. De acordo com dados internos, este ano registou-se um aumento de cerca de 25% na procura de viagens para a Galícia, o que levou a FlixBus a reforçar os horários para este destino. Desde o final do mês passado há até 14 ligações diárias directas a Vigo a partir de cidades como Lisboa, Fátima, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga.

Pablo Pastega, vice-presidente da FlixBus para a Europa Ocidental, e director-geral da FlixBus em Portugal explica: “À semelhança do ano passado, a ligação Porto-Lisboa é a que regista maior procura, e, neste período festivo, a FlixBus disponibiliza até 166 viagens diárias neste eixo, 83 em cada sentido, o que representa um aumento de cerca de 60% em relação a 2023, em que tivemos até 104 viagens (52 em cada sentido) durante este período de Natal e Ano Novo. É a prova de que a mobilidade do país vai muito além do comboio, e que os chamados ‘expressos‘ têm um papel importantíssimo na mobilidade do país”.

Ainda a nível doméstico, e de forma a facilitar as viagens de todos aqueles que viajam de avião, a FlixBus reforçou, também, as ligações aos três aeroportos nacionais.

Paragem em Coimbra por resolver

Sobre os locais de paragens da FlexiBus, Pablo Pastega refere: “São determinantes para atrair cada vez mais pessoas para os transportes colectivos, e, por isso, em 2025 iremos continuar a nossa luta relativamente ao acesso aos terminais. Continuamos sem acesso a Sete Rios, o principal terminal da cidade de Lisboa, isto apesar dos esforços quer junto da Câmara Municipal de Lisboa, que tem o poder para resolver a situação, quer junto de outras entidades relevantes. Coimbra é outras das prioridades da FlixBus em termos de locais de paragem, já que a Rua do Padrão não reúne as condições mínimas de conforto e segurança, e a Câmara Municipal de Coimbra também não tendo dado resposta a este problema”.

Sobre 2025, Pablo Pastega anuncia as novidades: “Actualmente, a FlixBus opera em 90 cidades em Portugal e em 2025 iremos acrescentar 11 novos destinos, todos no interior do país. Aliás, do total de destinos na nossa rede em 2025, cerca de metade serão no interior do país”.