A Águas de Coimbra e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) entregaram o prémio Paulo Canha à aluna mais bem classificada do Mestrado em Engenharia do Ambiente e com uma tese no âmbito da hidráulica urbana.
Esta distinção decorre de um protocolo estabelecido entre a Empresa Municipal e a FCTUC, que reforça a parceria entre ambas as entidades no que concerne à transferência de conhecimento no âmbito do planeamento e gestão das infraestruturas do ciclo urbano da água.
A dissertação premiada foi elaborada por Carolina Guilherme, no âmbito do Mestrado em Engenharia do Ambiente da FCTUC, na área de especialização em Território e Cidades Sustentáveis, sob o tema “Avaliação patrimonial dos activos em sistemas urbanos de abastecimento de água“.
O objectivo essencial do trabalho foi, segundo a autora da tese, o de “analisar as metodologias de quantificação patrimonial de um sistema de abastecimento de água, com enfase nas condutas de distribuição de água e na análise de outros parâmetros que possam influenciar o valor actual destes componentes”.
Este prémio, no valor de 1.500 euros, é anualmente atribuído pela Águas de Coimbra e pela FCTUC ao aluno melhor classificado do Mestrado em Engenharia Civil ou Engenharia do Ambiente, com uma tese desenvolvida no âmbito da Hidráulica Urbana. O protocolo estabelecido entre as duas entidades prevê, ainda, no âmbito do apoio académico, a abertura de concurso para a realização de dois estágios anuais, de nove meses, para alunos que tenham frequentado estes Mestrados.
Esta é a primeira edição do prémio com a designação Águas de Coimbra – Paulo Canha, assim estabelecido pelo actual Conselho de Administração da Águas de Coimbra, em homenagem a Norberto Paulo Barranha Rego Canha (1961 – 2013), engenheiro civil, formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e antigo administrador da empresa municipal Águas de Coimbra, de 2001 a 2004, tendo assumido a presidência do Conselho de Administração, entre 2005 e 2007.
“O eng. Paulo Canha é recordado por muitos trabalhadores desta empresa municipal, bem como fora dela, pela humanidade e afabilidade que o caracterizavam, pela devoção à cidade de Coimbra e por ter deixado uma marca de grande qualidade na construção de um serviço público municipal de excelência”, refere a Águas de Coimbra.
Entre 2007 e 2013, o eng. Paulo Canha foi designado Administrador da empresa multimunicipal Águas do Mondego (agora Águas do Centro Litoral), em representação da Câmara Municipal de Coimbra e manteve-se em funções até 2013.
Nas palavras de Alfeu de Sá Marques, presidente do Conselho de Administração da AC, “Paulo Canha será sempre lembrado como um empreendedor; alguém que procurava alcançar a excelência e a modernização nas organizações onde trabalhou”.