A partir de hoje (17) está disponível a vacinação gratuita contra a gripe e a covid-19 para pessoas entre os 50 e os 59 anos de idade.
Face à actual campanha de vacinação e à disponibilidade de vacinas, os indivíduos dessas faixas etárias já podem agendar a sua toma numa unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde ou nas farmácias comunitárias aderentes.
“A fim de optimizar a protecção individual e colectiva, o agendamento deve ser feito preferencialmente ainda antes do período festivo do Natal e do Ano Novo”, recomenda a Direcção-Geral da Saúde (DGS). A este propósito, o subdirector-geral da Saúde, André Peralta-Santos, refere que “no ano passado, vacinámos cerca de 250 mil pessoas dos 50 aos 59 anos e esperamos que, este ano, também consigamos alcançar este valor”.
A campanha de vacinação sazonal já dura há quase três meses e André Peralta-Santos faz um “balanço globalmente positivo”, reforçando que cerca de 2,2 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a gripe e 1,5 milhões contra a covid-19. “Ainda queremos vacinar mais pessoas, especialmente, no grupo de 60 ou mais anos”, frisa.
De acordo com a DGS, “a promoção da vacinação das pessoas com 60 ou mais anos de idade, das pessoas com comorbilidades, dos profissionais de saúde e demais grupos de risco, mantém-se como
prioridade”. No entanto, a entidade apela a que todos os grupos elegíveis não deixem de se vacinar, de forma a que se possam proteger a si e aos demais, sobretudo, numa altura em que se aproximam as festividades e momentos de reunião familiar e de amigos.
“A DGS apela a todas as pessoas elegíveis que se vacinem, assegurando assim a máxima protecção contra as formas graves destas duas doenças e a mortalidade associada”, sublinha.