Coimbra  25 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Presépios de Maria Cavaco Silva para ver no Mosteiro de Santa Maria de Seiça

16 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: Presépios de Maria Cavaco Silva para ver no Mosteiro de Santa Maria de Seiça

Foi inaugurada, no Mosteiro de Santa Maria de Seiça, a exposição “O presépio na colecção de Maria Cavaco Silva” que reúne 70 exemplares dos mais de 600 que a coleccionadora reuniu ao longo de várias décadas e que atravessam os mais diversos continentes e as mais variadas épocas.

Maria Cavaco Silva, que teve como anfitrião o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, fez-se acompanhar pelo marido, o antigo Presidente da República e primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva.  Junto com largas dezenas de convidados começou por assistir a um momento musical, a cargo do Duo da Orquestra Clássica do Centro com a Soprano Regina Freire.

Maria Cavaco Silva, que se autodefiniu como “uma presepista militante, mostrou-se muito feliz por ver os seus presépios expostos e frisou que o Município da Figueira da Foz se antecipou a outras entidades e ficou “com as melhores peças” para esta exposição. A coleccionadora foi presenteada pelo Município com um presépio para juntar à colecção, da autoria da ceramista figueirense Fátima Filomena Braz. Também o artista plástico Carlos Moço, a título pessoal, ofereceu a Maria Cavaco Silva um presépio, ligado às tradições dos homens do mar de Buarcos.

A antiga primeira-dama referiu ser para ela uma tristeza ter os presépios guardados. Os mesmos encontram-se à guarda do Museu da Presidência. Um dos seus sonhos é “ter um espaço em que eles estivessem permanentemente em exposição” disse.

Pedro Santana Lopes, que se mostrou muito honrado por receber no monumento nacional os presépios de Maria Cavaco Silva, garantiu à mesma que caso esta não encontre um espaço em Lisboa para expor a colecção, irá tentar encontrar um na Figueira da Foz.

A exposição, que estará patente até dia 26 de Janeiro de 2025, reflecte, acima de tudo, a forma tão especial como a representação do nascimento de Jesus Cristo perpassa a fé cristã, a qual inaugurou um tempo de maior e proximidade entre Deus e a humanidade e como as culturas pagãs assimilaram esta mesma representação, ao introduzirem os pastores e os animais – símbolos ligados à natureza e a rituais de fertilidade, proteção e abundância – nos seus presépios.

O Mosteiro de Santa Maria de Seiça encontra-se aberto ao público de quinta-feira a domingo, das 14h00 às 18h00. A entrada é paga.