A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra vai abrir, no próximo domingo, 15 de Dezembro, pelas 10h00, o Centro de Atendimento Clínico (CAC) no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede. A iniciativa resulta de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede (SCMC) e visa reforçar a resposta a situações clínicas de menor complexidade nos concelhos de Cantanhede e Mira.
O projecto está inserido no Plano de Emergência da Saúde, em particular na Medida A.2, que prevê a criação de Centros de Atendimento Clínico, bem como no Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno, cujo objectivo é mitigar o aumento da procura por cuidados de saúde durante o Inverno.
Segundo Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, a criação do CAC é uma “resposta a um anseio antigo da população” e reforça a capacidade de atendimento local. “Esta medida promove acessibilidade e eficiência, sendo uma solução estratégica para os desafios sazonais de saúde, reduzindo a pressão sobre os serviços de urgência”, destacou.
O Provedor da SCMC, Rui Rato, sublinhou o compromisso da parceria em garantir cuidados de qualidade e proximidade: “Este projecto marca uma nova etapa na prestação de serviços de saúde na região”.
Já Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, congratulou-se com a abertura do CAC, considerando-o “um avanço muito importante”. No entanto, a autarca frisou que continua a defender o regresso de uma urgência básica ao hospital, apontando para a necessidade de monitorizar o serviço para garantir que este responde às expectativas.
Horário de funcionamento do CAC:
Dias úteis: 18h00 às 22h00 (4 horas/dia)
Fins-de-semana e feriados: 10h00 às 20h00 (10 horas/dia)
Com um tempo médio de consulta de 15 minutos, o CAC tem capacidade para realizar até 16 atendimentos por dia.
A cerimónia de inauguração, que incluirá a assinatura do acordo de cooperação entre a ULS de Coimbra e a SCMC, terá lugar no Hospital Arcebispo João Crisóstomo, pelas 10h00 de domingo.