O Município de Penela lançou o concurso público para a requalificação do Centro de Saúde da vila, fixando em cerca de 1,6 milhões de euros o preço base do procedimento.
O prazo para a apresentação das propostas decorre até 12 de Janeiro de 2025, de acordo com o aviso do concurso, publicado no Diário da República.
Os concorrentes “são obrigados a manter as respectivas propostas” durante 66 dias, a contar do termo do prazo da sua apresentação. A Câmara Municipal de Penela, presidida por Eduardo Nogueira dos Santos, estabeleceu um prazo de 450 dias para a execução do contrato.
A requalificação do Centro de Saúde, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é um dos mais importantes investimentos previstos no orçamento municipal para 2025, que reserva uma verba global de 1.930.250 euros para a obra.
Já aprovado pelo Executivo, no dia 29 de Novembro, com três votos a favor do PS e dois contra do PSD, o orçamento do próximo ano ultrapassa os 24 milhões de euros, com 11 milhões a mais comparativamente ao de 2024.
O aumento para quase o dobro foi justificado pela autarquia, sobretudo, com a “capacidade do Município em captar fundos europeus”, sendo este orçamento “o maior de sempre da Câmara de Penela”.