A Biblioteca Municipal Fernando Nunes Barata, em Pampilhosa da Serra, reabriu ontem, dia 12 de Dezembro, após uma requalificação profunda que transformou o espaço num ambiente “mais leve, apelativo, brilhante e alegre”. A renovação foi apresentada como uma aposta na criação de um local amigável e acolhedor, pensado para todas as idades.
Segundo Alexandra Tomé, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pela área da cultura, a nova biblioteca pretende ser “um espaço de família, onde todos se sintam à vontade, como se estivessem em casa”. O espaço, agora modernizado, conta com 6 postos informáticos, áreas dedicadas à leitura infanto-juvenil e de adultos, uma secção de periódicos, um mini-auditório temático chamado “à luz das estrelas”, uma sala de conferências, além de instalações como um gabinete técnico e wc’s.
A reabertura oficial coincidiu com o encerramento da última reunião do ano da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra (RIBRC), realizada na sala de conferências do Edifício Multiusos. O encontro, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, teve como ponto alto a análise do Plano de Actividades para 2025 e a apresentação do novo logótipo da Biblioteca, criado pelos serviços municipais.
A vice-presidente destacou que o objectivo da biblioteca é tornar-se o “ponto de partida para actividades e encontros com os diversos públicos”, promovendo o fascínio pelo mundo dos livros e da leitura. “Será sempre a casa-mãe, mas queremos uma programação que desafie todos para o conhecimento e as oportunidades que os livros proporcionam”, reforçou.
A requalificação do espaço representou um investimento municipal de 387.227,81 euros (acrescido de IVA). A Biblioteca Municipal está aberta de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h30.