A Assembleia Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou por unanimidade as Grandes Opções do Plano e do Orçamento para o ano de 2025. O orçamento, que totaliza 21,9 milhões de euros, será direccionado para cinco áreas estratégicas: reforço da identidade regional; aumento da competitividade num território sustentável e inclusivo; promoção do turismo e da cultura, além de captar e apoiar o investimento; descentralização e transferência de competências e administração geral.
Com este orçamento, a CIM Região de Coimbra pretende afirmar-se como impulsionadora do desenvolvimento regional, promovendo uma colaboração eficaz entre as políticas municipais e regionais, e estabelecendo parcerias com outros agentes de desenvolvimento.
Entre os principais projectos aprovados estão:
Emílio Torrão, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, expressou a sua satisfação pela aprovação do orçamento, afirmando que “este é um passo crucial para o desenvolvimento da região de Coimbra. Os investimentos previstos trarão benefícios reais para a população, como a criação de novos empregos, e melhorarão a qualidade de vida na região”. O presidente reforçou ainda o compromisso da CIM em trabalhar para um futuro mais próspero e sustentável para toda a região.