Coimbra  24 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fundação ADFP propõe Bairro Mário Soares em Miranda do Corvo

11 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: Fundação ADFP propõe Bairro Mário Soares em Miranda do Corvo

A Fundação ADFP, promotora do Bairro da Associação, também conhecido como Cova da Ponte, em Miranda do Corvo, apresentou uma proposta à autarquia para que o espaço receba o nome de Bairro Mário Soares.

Destinado à construção de moradias unifamiliares e pequenos prédios de habitação a preços controlados, o bairro reflecte o compromisso da Fundação em promover habitação acessível e de qualidade.

Além da proposta de denominação do bairro, a Fundação ADFP também aprovou os nomes de cinco figuras de destaque na história e desenvolvimento local para as ruas do bairro.

Nomes propostos para as ruas do Bairro Mário Soares:

Aires da Silva Caetano (1947-2020) – Professor na área de trabalhos manuais e formação de formadores, desempenhou funções como autarca, deputado à Assembleia Municipal e dirigente em várias instituições, incluindo a ARCIL e a ADFP.

Daniel Mendes Ferreira Mateus (1938) – Professor efetivo da Escola C+S de Miranda do Corvo, pároco em diversas paróquias, incluindo São Salvador, e presidente de órgãos da ADFP.

José Reis dos Santos Parrinhas (1942) – Funcionário das Finanças, autarca e ativo em diversas instituições, como os Bombeiros Voluntários e o Clube Atlético Mirandense.

Nuno Augusto Dias Filipe (1941) – Ex-vereador em Penela e Miranda do Corvo, deputado à Assembleia da República, autor de obras literárias e dirigente do Partido Socialista em Coimbra.

Quirino Dias São Miguel (1936) – Funcionário da Câmara Municipal e da Federação de Municípios de Leiria, ocupou cargos em várias instituições locais, incluindo a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e o grupo Recreativo Mirandense.

A Fundação ADFP reforça, com esta iniciativa, a valorização de figuras locais que contribuíram para o desenvolvimento da região e a promoção de valores cívicos e sociais, mantendo viva a memória de Mário Soares como símbolo nacional de liberdade e democracia.