Coimbra  19 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festa do Medronho reuniu mais de 180 participantes em Pampilhosa da Serra

11 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: Festa do Medronho reuniu mais de 180 participantes em Pampilhosa da Serra

A empresa Lenda de Beira, sediada em Pampilhosa da Serra, recebeu no passado domingo o VII Encontro do Medronho e do Medronheiro, evento que reuniu cerca de 180 produtores, investigadores, comerciantes e entusiastas desta cultura. Sob o tema “Nutrição e Fertilização”, a iniciativa destacou a crescente valorização do medronho e a importância da colaboração no desenvolvimento desta produção.

José Martins, fundador e gerente da Lenda de Beira, expressou satisfação pela “adesão muito boa” à edição deste ano, sublinhando o crescente interesse por esta cultura tradicional e a necessidade de trabalhar em parceria. “As pessoas começam a perceber que é preciso trabalhar em conjunto”, afirmou, referindo-se ao exemplo da Adega Cooperativa da Lourinhã, que participou activamente do evento.

O VII Encontro foi marcado por diversas apresentações e discussões técnicas. Rosinda Leonor Pato, da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Joaquim Sousa, da Compo Expert, e João Dias, da Cooperativa Portuguesa de Medronho, foram responsáveis pelas conferências que abordaram temas relacionados com a nutrição e fertilização do medronheiro.

O evento contou também com uma visita à plantação de medronheiro na aldeia de Signo Samo, à destilaria Lenda da Beira e ainda um almoço-convívio, proporcionando uma oportunidade única para os participantes aprenderem, partilharem experiências e explorarem as múltiplas potencialidades do medronho.

A iniciativa contou com o apoio da ESAC, do Município de Pampilhosa da Serra, da Junta de Freguesia local e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, reforçando a importância da colaboração entre entidades públicas e privadas para a promoção do medronho como um produto de elevado potencial.

A Lenda da Beira, fundada em 2011, tem-se destacado na produção e comercialização de medronho e aguardente de medronho, abrangendo todas as etapas de produção, desde o tratamento dos solos até à colheita e transformação dos frutos. A empresa tem sido uma referência na região, promovendo a inovação, a investigação e a descoberta de novos mercados e aplicações para este fruto, consolidando-se como uma “embaixadora” do medronho e do medronheiro na região.