A Re-food Coimbra, núcleo do movimento cívico Re-food 4 Good, celebra o seu 9.º aniversário no próximo dia 14 de Dezembro, às 15h00, no Hotel Vila Galé, em Coimbra. A comemoração reunirá voluntários, parceiros e a comunidade local para celebrar quase uma década de impacto no combate ao desperdício alimentar e apoio às pessoas mais carenciadas.
A Re-food, associação sem fins lucrativos e com estatuto de IPSS, opera em mais de 60 núcleos em 30 cidades portuguesas e também em Madrid e Milão. Desde a sua chegada oficial a Coimbra, em 2015, tem transformado excedentes alimentares em refeições para quem mais precisa, contando actualmente com cerca de 90 voluntários e apoiando 700 beneficiários em colaboração com 20 instituições.
O evento do dia 14 incluirá testemunhos de voluntários e parceiros sobre o trabalho desenvolvido, sublinhando o impacto positivo deste movimento cívico na cidade. “Temos a percepção de que há ainda mais comida por salvar em Coimbra, mas só o conseguimos fazer se a comunidade souber da nossa presença e se envolver”, afirmou um dos responsáveis do núcleo.
Desde a campanha inaugural “Pão e Bolos”, em 2016, até à inclusão de cantinas, restaurantes, supermercados e frutarias nas rotas de recolha, o núcleo de Coimbra tem crescido continuamente. Hoje, assegura que as sobras alimentares de 26 fontes cheguem a quem precisa, promovendo uma sociedade mais solidária e sustentável.
O movimento, que teve o seu ponto de partida na cidade com uma apresentação na Reitoria da Universidade de Coimbra, é um exemplo de como pequenas acções coordenadas podem gerar um impacto significativo.