Coimbra  18 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

O Teatrão recebe 25 mil euros para Programa Socio-educativo e Intergeracional

8 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: O Teatrão recebe 25 mil euros para Programa Socio-educativo e Intergeracional

A Câmara de Coimbra vai dar continuidade, em 2024/25, às atividades do Programa Municipal Socio-educativo, Cultural e Intergeracional, na vertente do teatro, protocoladas com “O Teatrão” desde o ano letivo 2015/2016.

A proposta de protocolo de apoio financeiro, no valor de 25 mil euros, vai ser debatida na reunião do Executivo desta segunda-feira para continuarem as acções “Ver e Pensar” e “Prós Grandes”.

O Teatrão tem levado a cabo, na vertente de teatro do Programa Municipal Socio-educativo, Cultural e Intergeracional, dois programas dirigidos a escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s): “Ver e Pensar”, orientado para as crianças que frequentam as escolas básicas do 1.º ciclo e estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública do Município de Coimbra, e “Prós Grandes”, para os utentes de respostas sociais séniores, enquadradas em IPSS’s, sediadas no concelho, designadamente Centros de Dia, Centros de Convívio e Serviços de Apoio Domiciliário.

De acordo com o protocolo, “Ver e Pensar” é desenvolvida para as crianças que frequentam as escolas básicas do 1.º ciclo e jardins-de-infância da rede pública do Município, propondo-se a manutenção do espectáculo “Exercícios de Ser Criança e outros Aprendimentos”, a decorrer nas instalações dos estabelecimentos de educação e ensino.

“Prós Grandes”, por sua vez, é dirigida aos utentes de respostas sociais seniores, enquadradas em Instituições Particulares de Solidariedade Social, designadamente Centros de Dia, Centros de Convívio e Serviços de Apoio Domiciliário, bem como, pela primeira vez, para pessoas idosas que beneficiem de respostas ou programas de entidades do sector social ou da saúde sediadas no concelho, através da dinamização do 8.º ciclo de formação do projecto “Teatro e Memória”, intitulado “Mezinhas, Benzeduras e Assombrações”.

Desde o início da implementação do Programa Municipal Socioeducativo, Cultural e Intergeracional, os programas “Ver e Pensar” e “Prós Grandes” envolveram cerca de 6.507 participantes, distribuídos temporalmente pelos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública do Município e IPSS’s sediadas no concelho.

“Ver e Pensar” vai ter um total de 20 sessões, distribuídas pelas escolas básicas do 1.º ciclo e jardins-de-infância da rede pública do Município. Cada sessão terá, uma média, de 60 crianças e uma duração aproximada de 50 minutos. À semelhança de anos anteriores, pretende-se que sejam abrangidos os estabelecimentos de educação e ensino que ainda não foram contemplados em edições anteriores do Programa “Ver e Pensar” e que tenham um número reduzido de alunos/as, dando prioridade às escolas com uma ou duas turmas. As 20 sessões ocorrerão entre Fevereiro e Maio de 2025.

No âmbito do Programa “Prós Grandes”, “O Teatrão” propõe um novo ciclo de trabalho do projecto “Teatro e Memória”, intitulado “Rezas, Benzeduras e Assombrações”, que se pretende basear em um “conjunto de narrativas maravilhosa, de lendas, fenómenos naturais e objetos extraordinários ou regiões fantásticas, com características sobrenaturais, transmitidas de geração em geração, no decorrer dos séculos, pela tradição oral.” O projecto “Teatro e Memória” será desenvolvido ao longo de 10 sessões de trabalho, com uma duração aproximada de 1h30 e a ser dinamizado em 19 entidades sediadas no concelho.