Mário Soares faria, este sábado, 100 anos e no âmbito das comemorações do seu centenário é inaugurada, às 13h30, a exposição “Mário Soares, por Fernando Marques ‘O Formidável’”, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra.
A mostra reúne um conjunto de 12 fotografias do repórter conimbricense Fernando Marques, cujo espólio está depositado na Biblioteca Municipal, sobre uma das figuras maiores da política portuguesa do século XX.
Este acervo fotográfico retrata Mário Soares em dois momentos distintos ocorridos em 1975: um comício do Partido Socialista (PS) no Pavilhão dos Olivais, em Março, e uma acção do PS que ocorreu em Ceira, em Junho. No primeiro momento, as imagens retratam, principalmente, o discurso proferido por Mário Soares. Já no segundo momento, as imagens retratam um ambiente mais descontraído do político.
As comemorações dos 100 anos do nascimento de Mário Soares (1924 – 2017) pretendem evocar uma importante figura da história contemporânea, cuja vida é inseparável da democracia em Portugal. A Câmara de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico, pretende, assim, contribuir para essa celebração, apresentando dois momentos que homenageiam esta figura tutelar da liberdade.
Já no dia 4 de Janeiro, a Câmra de Coimbra, em conjunto com Centro Português Albuquerque e Castro da Santa Casa da Misericórdia do Porto, assinala o Dia Mundial do Braille com a apresentação da conversão em formato braille da obra “Mário Soares: uma vida – biografia revisitada e ampliada”, da autoria de Joaquim Vieira, de modo a ampliar a abrangência da leitura dessa obra ao público invisual e homenagear, assim, o ex-Presidente da República.
A impressão em braille foi efectuada pelo Centro Professor Albuquerque e Castro, da Santa Casa da Misericórdia do Porto, e o trabalho prévio de digitalização, conversão, revisão e correção gráfica efectuado pela Biblioteca Municipal de Coimbra, através do Serviço de Leitura para Deficientes Visuais.
A apresentação, agendada para as 16h30, na Casa Municipal da Cultura, vai contar com o presença do presidente da Câmra de Coimbra, José Manuel Silva, do vereador das Bibliotecas e Arquivos, Francisco Queirós, do representante da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Nuno Pinto, do filho de Mário Soares, João Soares, e do autor da biografia, Joaquim Vieira.