A Associação Cristã da Mocidade (ACM) de Coimbra organiza, no âmbito do seu Projecto Cultural e da programação das “Conferências de Ocaso”, uma palestra intitulada “Egas Moniz (1874-1955): Coimbra e o Prémio Nobel”, a decorrer na sua sede no próximo dia 10 de Dezembro, terça-feira, pelas 18h00.
A sessão será conduzida por João Rui Pita, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) e investigador do Grupo de História e Sociologia da Ciência do CEIS20, da mesma instituição.
A palestra insere-se nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Egas Moniz e dos 75 anos da atribuição do Prémio Nobel de Medicina ou Fisiologia ao cientista português. Durante o evento, serão destacadas as ligações de Egas Moniz à cidade de Coimbra, onde estudou e leccionou antes de prosseguir a sua carreira em Lisboa.
A conferência abordará a vivência do cientista em Coimbra, as relações que estabeleceu, os trabalhos realizados na cidade e a forma como a sua memória tem sido perpetuada.
João Rui Pita, conhecido pela sua vasta investigação na área da História e Sociologia da Ciência, trará uma perspectiva única sobre a ligação entre Coimbra e um dos mais notáveis nomes da ciência portuguesa.
O evento é aberto ao público e promete um momento de reflexão sobre a vida e a obra de Egas Moniz, bem como o impacto do seu legado científico.