Coimbra  25 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cabaz de Natal aumenta 4% face ao ano passado

6 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: Cabaz de Natal aumenta 4% face ao ano passado

O preço do tradicional Cabaz de Natal aumentou 4% face ao ano passado. O valor está agora fixado em 52,89 euros. A informação foi avançada pela Deco Proteste e dá conta de que o cabaz inclui produtos como azeite virgem extra, couve, vinho branco DOC Alentejo, arroz carolino, perna de peru, batata vermelha, carcaça tradicional, ovos, óleo alimentar, abacaxi, leite UHT meio gordo, farinha para bolos, vinho tinto DOC Douro, tablete chocolate para culinária, bacalhau graúdo e açúcar branco.

“As maiores subidas da última semana registaram-se na couve (15%), no azeite (9%) e no peru (9%). Comparando os valores actuais com os preços do início do ano, “a tablete de chocolate para culinária subiu 43% e o vinho branco DOC do Alentejo 15%”, indica ainda a Deco.

Por outro lado, quando comparados com o ano de 2023, os preços da tablet de chocolate aumentaram 44% e do peru subiram 18%. Tendo em conta a variação que se tem verificado no custo dos produtos, a Deco Proteste garante que vai realizar “semanalmente uma análise a este cabaz para acompanhar a evolução dos preços dos alimentos”.

A realidade é que, segundo dados da associação, os valores não têm parado de subir. “Entre o dia 5 de Janeiro de 2022 e a data presente registaram-se aumentos de 114% no azeite, 72% na tablete de chocolate culinária, 58% no arroz carolino, 48% na farinha para bolos e 46% na batata e nos ovos”, conclui.