Coimbra  30 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Violência e assédio sexual em debate na Escola de Enfermagem de Coimbra

5 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: Violência e assédio sexual em debate na Escola de Enfermagem de Coimbra

O 5.º seminário internacional do projeto (O)Usar & Ser Laço Branco, que sexta-feira celebra 17 anos de intervenção a promover relações de intimidade saudáveis, realiza- se no pólo da ESEnfC em São Martinho do Bispo, Coimbra.

Partilhar conhecimento sobre os diversos fenómenos que reproduzem as desigualdades e a violência de género nos contextos de ensino superior, dando subsídios para o desenho de planos de acção e medidas preventivas, é o objectivo do V Seminário Internacional do Projecto (O)Usar & Ser Laço Branco, “Assédio(s) no Ensino Superior” que, amanhã (15h00-18h00), acontece na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Para a sessão de abertura do seminário, a decorrer nas instalações da ESEnfC em São Martinho do Bispo (Auditório António Arnaut – Pólo B), são aguardados o presidente da ESEnfC, António Fernando Amaral, e os presidentes do Conselho Técnico-Científico e do Conselho Pedagógico da instituição, respectivamente Rui Gonçalves e Hugo Neves. Deverão, ainda, estar presentes os coordenadores da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem e do projecto (O)Usar & Ser Laço Branco, João Apóstolo e Armando Silva.

Seguem-se, entre as 15h30 e as 17h00, as conferências “Assédio Sexual nas Instituições de Ensino Superior” (a proferir por Daniela Sofia Neto, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e “Violência Sexual no Ensino Superior: igualdade e políticas contra o assédio” (por Lorena Tarriño Concejero, da Universidade de Cádis).

O evento termina (17h30) com um momento de comemoração do 17.º aniversário do projecto (O)Usar & Ser Laço Branco, animado pela Tuna Académica Masculina de Enfermagem de Coimbra.

O projecto da ESEnfC (O)Usar & Ser Laço Branco tem por missão promover relações de intimidade saudáveis e prevenir a violência entre pares, a começar pelo namoro. As suas intervenções visam o fortalecimento da liberdade, da igualdade de género, do humanismo, da cidadania activa, da cooperação e o empoderamento.

“Apesar do incremento desta temática na agenda pública, considera-se que tem sido dada pouca atenção às questões de violência de género no ensino superior, tanto em termos de investigação, como a nível político, justificando-se analisar e debater este problema em contexto académico”, consideram os promotores do projecto (O)Usar & Ser Laço Branco.