Em conferência de imprensa realizada hoje, o Teatrão revelou a sua mais recente criação, Constantino, Guardador de Sonhos. Este novo espectáculo, que estreia a 3 de Janeiro na Oficina Municipal do Teatro (OMT), surge como a principal produção da companhia para a temporada 2024/2025 e inspira-se na obra de Alves Redol, Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos.
Isabel Craveiro, encenadora do espectáculo e directora artística do Teatrão, acompanhada por Filipa Malva, figurinista e cenógrafa, e João Gaspar, dramaturgo, partilharam detalhes do processo criativo, que busca reinterpretar o clássico neorrealista no contexto contemporâneo. “Quisemos ir à procura dos Constantinos que habitam o nosso tempo. Não estamos nos anos 1960, mas no século XXI, nos subúrbios de uma grande cidade, onde, ainda assim, sonhar com um futuro melhor contínua essencial”, explicou Isabel Craveiro.
O espectáculo faz temporada de 3 de Janeiro a 1 de Fevereiro, com sessões para o público geral às sextas-feiras, às 19h00, e aos sábados, às 17h00. Haverá sessões inclusivas: com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, a 17 de Janeiro, e audiodescrição, a 24 de Janeiro. As sessões escolares decorrem de segunda a sexta-feira, em horários matinais e vespertinos.
Além da peça, o Teatrão desenvolveu uma programação paralela, que reflecte sobre o neorrealismo e a sua relevância actual. Com parceiros como a Associação Promotora do Museu do Neorrealismo, Cáritas Diocesana de Coimbra, e o Plano Nacional das Artes, serão realizadas exposições, conferências e actividades comunitárias.