Coimbra  26 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Teatro da Lousã apresenta programação de peso para 2025

3 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: Teatro da Lousã apresenta programação de peso para 2025

Depois de dois meses de funcionamento e uma recepção “muito positiva” por parte do público, o Teatro Municipal da Lousã (TML) anunciou a programação cultural para o primeiro semestre de 2025. Entre os destaques estão concertos de nomes como Manel Cruz, Jorge Palma, Paulo de Carvalho e Pedro Abrunhosa, uma peça de Tiago Rodrigues e um espectáculo de dança de Paulo Ribeiro.

Na vertente musical, o TML acolherá Pedro Abrunhosa com a Orquestra Clássica do Centro (18 de Janeiro), Jorge Palma em trio (15 de Fevereiro), Paulo de Carvalho acompanhado pelo pianista cubano Victor Zamora (8 de Março), e Sara Correia, referência do fado contemporâneo (10 de Maio). Outros destaques incluem Manel Cruz, dos Ornatos Violeta (30 de Maio), e Bárbara Tinoco (28 de Junho).

Entre os eventos adicionais estão o coro lousanense Lausus, a apresentação do novo álbum dos Linda Martini e um espectáculo em que JP Simões homenageia José Mário Branco.

No teatro, a Lousã recebe peças como Coro dos Amantes, de Tiago Rodrigues (25 de Janeiro), O Tamanho das Coisas, da Terra Amarela (15 de Março), e Heróis do Impossível, de João Garcia Miguel (12 de Abril). A programação inclui ainda O Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa, de Sara Barros Leitão (28 de Março), e Estrada de Terra, de Tiago Correia (03 de Maio).

A dança também terá espaço com Maurice Accompagné, de Paulo Ribeiro, que realizará ainda uma masterclass no concelho.

Além da programação no teatro, o TML levará espectáculos para diferentes locais, como O Meu Amor Virá de Comboio, em Serpins, e A Música Dá Trabalho, da Omnichord Records, que se propõe criar espectáculos em ambiente escolar enquanto explora profissões do sector musical.

Desde a sua inauguração, o TML recebeu cerca de quatro mil visitantes, um número que o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, considerou “indicativo da pertinência da programação e da adesão do público”. Com uma lotação inferior a 500 lugares, o espaço planeia investir cerca de 200 mil euros em programação no próximo ano.

Em 2025, o teatro deverá também integrar uma programação regular de cinema, com curadoria em parceria com uma estrutura local, graças à instalação de um projector digital financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).