Coimbra  19 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Região Centro aposta na Dieta Mediterrânica para revitalizar economias locais

3 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: Região Centro aposta na Dieta Mediterrânica para revitalizar economias locais

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) irá apresentar amanhã, dia 4 de Dezembro, em Coimbra, a Agenda para a Valorização e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica na região Centro. O evento terá lugar no Auditório da CCDR Centro, entre as 14h00 e as 16h30.

Esta agenda tem como objectivo promover o desenvolvimento sustentável e o crescimento económico, ao unir a tradição e a inovação na valorização do património local. Através da promoção de uma alimentação saudável e sustentável, a agenda pretende reforçar a identidade cultural da região, ao mesmo tempo que estimula práticas agrícolas sustentáveis e a preservação do meio ambiente. A estratégia também visa combater o despovoamento e revitalizar as economias locais, incentivando a valorização dos produtos regionais e contribuindo para a justiça alimentar.

Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, sublinha que “a Dieta Mediterrânica é um excelente exemplo de como um estilo de vida tradicional pode oferecer soluções modernas para desafios globais”. De acordo com a responsável, a Agenda para a Valorização e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica representa uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre este valioso património, promovendo o seu potencial como elemento identitário e de valorização da região.

Na região Centro, foram identificadas como estratégicas várias áreas temáticas, nomeadamente a saúde, a agricultura e os sistemas alimentares sustentáveis, o património cultural e a valorização do território, o turismo e a promoção da experiência mediterrânica.

A sessão de apresentação contará com um programa diversificado, abordando estas temáticas e o impacto da Dieta Mediterrânica na região, com a participação de especialistas e entidades locais.