Coimbra  24 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Alma de Coimbra homenageia Zeca Afonso, Carlos Paredes e Fausto

3 de Dezembro 2024 Jornal Campeão: Alma de Coimbra homenageia Zeca Afonso, Carlos Paredes e Fausto

O Coro Alma de Coimbra homenageia José Afonso, Carlos Paredes e Fausto Bordalo Dias num concerto no próximo domingo, dia 8, pelas 18h00, no Teatro Académico de Gil Vivente.

Esta iniciativa é, também, o concerto de encerramento do VI Ciclo de Música ORPHIKA, promovido pela Universidade de Coimbra.

Neste concerto o Alma de Coimbra homenageia a vida e a obra de três ícones da música de intervenção em Portugal: José Afonso, Carlos Paredes e Fausto Bordalo Dias. “Através das suas vozes e composições, estes artistas transformaram a música num poderoso meio de resistência, liberdade e afirmação cultural, ilustrando as lutas e esperanças de diferentes gerações”, refere-se. Dirigido pelo maestro Professor Augusto Mesquita, que é também o autor dos arranjos corais de todos os temas que o Coro Alma de Coimbra interpreta, o grupo será acompanhado por piano, contrabaixo, violino, percussão e ainda por um Grupo de Guitarras no feminino.

A Associação Alma de Coimbra tem por missão a divulgação da música e cultura portuguesa, nomeadamente os autores e os intérpretes de língua portuguesa.

Nos seus 18 anos de existência, o Alma de Coimbra conta com um vasto repertório de arranjos corais exclusivos, assentes no enorme talento e criatividade do seu maestro Augusto Mesquita.